Campinas acumula 15 casos de raiva animal

04/07/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia, nos próximos dias, uma campanha de orientação sobre raiva animal direcionada aos donos de propriedades localizadas próximas à Vila 31 de março. A atividade faz parte da operação que vem sendo desencadeada no município para o combate à doença. A campanha será estendida também à região do Taquaral.

A raiva é uma zoonose - doença dos animais mamíferos que pode ocorrer também nos homens -. É causada por um vírus, sendo mortal tanto para os homens como para os animais. No Brasil, ainda são confirmados casos de raiva humana.

Desde o começo do ano, a Secretaria da Saúde confirmou 15 casos de raiva em herbívoros (bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos) em Campinas. A Secretaria vem registrando um aumento nas ocorrências da doença nos últimos anos. Em todo ano passado, o município teve 29 casos confirmados, sendo um em morcego. Em 99, apenas uma notificação foi confirmada.

A campanha inclui orientações sobre vacinação, procedimentos que devem ser adotados no caso das pessoas encontrarem morcegos e sobre como reconhecer um animal possivelmente infectado pelo vírus da raiva.

Além da campanha de orientação à população, o Centro de Controle de Zoonose, órgão da Secretaria de Saúde de Campinas, e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da região fazem o controle da população de morcegos. No primeiro sábado de setembro, a Secretaria inicia a campanha de vacinação anti-rábica em cães e gatos. A vacina é grátis.

Volta ao índice de notícias