Campinas acumula 19 casos de raiva animal

05/07/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas dará continuidade, neste mês, à campanha de orientação sobre raiva animal direcionada aos donos de propriedades rurais localizadas na região Leste da cidade. A atividade faz parte da operação que vem sendo desencadeada no município para o combate à doença.

A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É uma doença incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais. No Brasil, ainda são confirmados casos de raiva humana.

Desde o começo do ano, a Secretaria de Saúde confirmou 19 casos de raiva, sendo 15 em herbívoros (bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos) e quatro em morcegos. A Secretaria vem registrando um aumento nas ocorrências da doença em animais nos últimos anos. Em todo ano passado, o município teve 29 casos confirmados, sendo seis em morcegos e o restante em herbívoros. Em 99, apenas uma notificação foi confirmada em felino.

A campanha inclui orientações sobre a doença e sua prevenção, seja no homem ou nos animais, sobre vacinação, procedimentos que devem ser adotados no caso das pessoas encontrarem morcegos e sobre como reconhecer um animal possivelmente infectado pelo vírus da raiva.

Além da campanha de orientação à população, o Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria de Saúde de Campinas, e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da região fazem o controle da população de morcegos. No primeiro sábado de setembro, a Secretaria inicia a campanha de vacinação anti-rábica em cães e gatos. A vacina é grátis.

Volta ao índice de notícias