Campinas tem 28 notificações de febre maculosa

05/07/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu, esta semana, resultados de exames que confirmam o primeiro caso de febre maculosa na cidade este ano. O paciente, do sexo feminino e com 8 anos de idade, recebeu o tratamento adequado e já está curado. Desde o início do ano, a Secretaria notificou 28 casos suspeitos da doença em Campinas, dos quais apenas o desta criança foi confirmado.

A Secretaria da Saúde vem trabalhando para o controle da doença na cidade. Além de campanhas educativas para orientar a população, os profissionais que atuam na rede estão sendo sensibilizados para estarem atentos aos sintomas da febre maculosa e, desta forma, iniciar tratamento precoce. Outra medida adotada pela Secretaria é a orientação à população. No ano passado, Campinas teve 84 casos de febre maculosa notificados. Apenas um foi confirmado.

 

Saiba mais sobre a febre maculosa - A febre maculosa é uma doença provocada por uma bactéria – Rickettsia rickettsii – transmitida ao homem pelo carrapato-estrela – Amblyomma cajennense. A Rickettsia pode, eventualmente, ser encontrada no sangue de alguns animais silvestres (roedores como a capivara e os marsupiais, além dos gambás) e de cães, cavalos e bois.

Primeiro, o carrapato suga o sangue do animal contaminado e adquire a bactéria. Numa segunda etapa, ao picar uma pessoa, o carrapato inocula a bactéria na corrente sanguínea desse indivíduo que, então, pode desenvolver a doença.

Nos humanos, a doença ocorre mais em períodos de estiagem, quando há maior proliferação de carrapatos nas fases jovens. O período de incubação é de dois a 14 dias e as manifestações clínicas são febre alta de início repentino, dores de cabeça, dores musculares e manchas no corpo. A cura da doença depende da suspeição precoce e da introdução do antibiótico adequado. O tratamento é feito com cloranfenicol, tetraciclina e doxiclina.

Não é necessário se alarmar apenas com a picada do carrapato. Porém, se a pessoa for picada ou freqüentar áreas de risco e surgirem sintomas da doença, é importante informar o médico e o serviço de saúde sobre o ocorrido.

A Vigilância Epidemiológica de Campinas notificou, neste 2001, 21 casos suspeitos de febre maculosa, sendo que até o momento não há casos confirmados.

Volta ao índice de notícias