Campinas acumula 499 casos de dengue

06/07/2001

Mais seis casos de dengue foram confirmados em moradores de Campinas nesta semana. Com isso, o número de casos acumulados desde janeiro na cidade sobe para 499. Deste total, 415 são autóctones - contraídos no próprio município -, 82 são importados e dois ainda estão em investigação.

A Secretaria de Saúde, em conjunto com outros setores da Prefeitura, vem atuando para o controle da doença no município. Nesta semana, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e da Setec retomaram a operação contra a dengue nos Cemitérios da Saudade e Santo Antônio, localizados no bairro Santa Odila. A ação Cemitério Sem Mosquito tem como objetivo a inviabilização definitiva dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue. Os dois locais têm cerca de 120 mil vasos, que se transformam em potenciais criadouros devido ao acúmulo de água.

Agentes da Secretaria da Saúde têm detectado nestes recipientes larvas do mosquito da dengue. E, apesar das inúmeras intervenções para o controle do Aedes aegypti realizadas pelas equipes da Secretaria, os resultados apresentaram baixo impacto para a diminuição do risco existente. Por isso, a Prefeitura adotou a medida que prevê a confecção de furos nos vasos e floreiras dos dois cemitérios.