Secretaria inicia capacitação de agentes de saúde

17/07/2001

A Secretaria de Saúde iniciou, na última segunda-feira (16 de julho), a capacitação de 266 agentes comunitários de saúde que irão atuar no Programa Paidéia - Saúde da família. Os profissionais serão treinados durante 45 dias para visitar famílias, identificar problemas e levar as demandas até as equipes do Paidéia.

Nesta primeira semana de treinamento, os agentes passam pelo período de imersão. Isto é, recebem conceitos sobre o papel do agente na Secretaria de Saúde, ética, humanização, além de receberem informações sobre experiências de agentes de saúde de outros municípios.

Na semana que vem, os agentes vão a campo para conhecer as equipes com as quais vão atuar e as respectivas áreas de cobertura. Depois de 20 de agosto, quando termina o treinamento, os agentes já estarão preparados para atuar na rede e, a partir daí, participam de um programa de educação continuada.

A capacitação dos agentes é uma realização conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social e de Educação.

Saiba mais sobre o Paidéia:

O que é?

O Paidéia é o Programa de Saúde da Família de Campinas. Os cidadãos campineiros receberão em suas casas a visita agentes comunitários de saúde, de enfermeiros e, quando necessário, do médico. Cada família terá sua equipe de saúde particular. Esses profissionais darão atenção integral à saúde de cada morador da cidade. Inicialmente, o Paidéia terá 58 equipes.

Como é a equipe?

Cada equipe é composta por um médico de família, dentista, enfermeiro (a), dois auxiliares de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, além de pediatra e ginecologista-obstetra.

Como a equipe vai trabalhar?

Cada equipe irá atender a uma média de 1.500 famílias. O agente comunitário de saúde vai identificar quais as situações de risco a que aquela família está exposta. Também vai estabelecer vínculos com outros representantes da comunidade como creches, escolas, igrejas, ONG (Organizações Não Governamentais) etc. Além disso, irá desencadear ações de educação e prevenção em saúde. O agente comunitário de saúde não realiza consultas. Este procedimento continua a ser realizado no Centro de Saúde.

Como se cadastrar no Paidéia?

Se o cidadão não utiliza o CS (Centro de Saúde) e não está doente, deve aguardar a visita do agente comunitário de saúde em sua casa. Ele irá procurá-lo para fazer a inscrição. Se a pessoa já utiliza o CS, ela deve se informar se a unidade já tem equipes do Paidéia e qual será sua equipe de referência.

Quando o paciente será atendido em casa?

Quando estiver definitivamente acamado ou temporariamente impossibilitado de andar por algum motivo.

Como ficam os exames e os atendimentos das especialidades?

O acesso a especialistas ou a exames será agendado por meio da equipe de referência do Centro de Saúde. O agente vai identificar situações mais graves e marcar exames com urgência.

Quando a pessoa deve se dirigir ao PS (Pronto-Socorro) ou ao PA (Pronto Atendimento)?

Nos casos graves que terminem com fraturas ou traumas, por exemplo. O paciente também deve procurar estes serviços nos horários em que os Centros de Saúde não estejam abertos se apresentar febre alta, dor forte e convulsões, entre outros problemas.

Volta ao índice de notícias