Secretaria faz bloqueio contra raiva

18/07/2001

A Secretaria de Saúde está realizando ações de bloqueio contra raiva animal na Favela Itatiaia, região Sul, e no Parque Imperial, em Sousas. Nos últimos dias, dois cavalos morreram nestes locais com sintomas da doença. As atividades incluem vacinação de cães e gatos nos locais próximos aqueles onde foram confirmados os casos, além de ações educativas com a comunidade local.

Desde o começo de 2001, a Secretaria de Saúde confirmou 21 casos de raiva animal em Campinas, sendo 15 em herbívoros (bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos) e seis em morcegos. Os dois últimos casos detectados em morcegos foram confirmados esta semana, um no bairro Joaquim Inácio e outro no Guanabara.

A Secretaria vem registrando um aumento nas ocorrências da doença em animais nos últimos anos. Em todo ano passado, o município teve 29 casos confirmados, sendo seis em morcegos e o restante em herbívoros. Em 99, apenas uma notificação, em felino, foi confirmada.

A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É uma doença incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais. No Brasil, ainda são confirmados casos de raiva humana.

Volta ao índice de notícias