Doenças respiratórias e diarréias lotam Mário Gatti

23/07/2001

O PSI (Pronto Socorro Infantil) do Hospital Municipal Mário Gatti vem detectando um aumento no número de atendimentos. Em janeiro passado, por exemplo, a média de crianças atendidas na unidade ficava em torno de 180. Neste julho, a média de atendimentos está em torno de 320, 350. Porém, no último dia 9 foram atendidos 419 pacientes e, na última sexta-feira, 390 pacientes foram atendidos na unidade.

De acordo com a coordenação do PSI, pelo menos dois fatores podem explicar o aumento dos atendimentos: as doenças respiratórias e as diarréias virais. Atualmente, pelo menos 60% das crianças que procuram a unidade apresentam problemas respiratórios. Outros 20% dos atendimentos são decorrentes de diarréias virais.

O aumento das duas patologias é decorrente das condições climáticas. Na última sexta-feira, por exemplo, a umidade relativa do ar em Campinas baixou a quase 30%. O ideal é que fique entre 40% e 70%. Além disso, as variações climáticas - inversão térmica-, o frio e a poluição propiciam a multiplicação dos vírus que causam as duas patologias.

Apesar das duas patologias serem sazonais, neste ano o número de diarréias virais dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Saiba mais sobre a diarréia viral:

A diarréia aguda é uma doença autolimitada - benigna, que se cura sozinha, sem necessidade de remédios - e, na maioria dos casos, dura em média 5 dias. As crianças mais acometidas pela moléstia são aquelas na faixa etária entre 6 meses e dois anos. Porém, a diarréia atinge também crianças de outras idades.

Os sintomas são aumento do número de evacuações, febre e vômito persistente. Quando a criança apresentar estes sinais, os pais devem manter sua alimentação, evitando alimentos industrializados, e hidratá-la com bastante líquido e soro caseiro. Se mesmo assim houver piora da diarréia e o paciente apresentar sinais de desidratação como boca seca, olhos encovados e sem brilho e apatia, ele deve ser levado para avaliação no serviço de saúde mais próximo de sua casa.

Também é fundamental estimular que a criança desenvolva no dia a dia hábitos de higiene como lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes das refeições, beber somente água tratada, limpa e filtrada. Além disso, durante o inverno, é aconselhável que os pais evitem levar as crianças em locais de grande concentração de pessoas.

Uma minoria dos pacientes acometidos pelas diarréias virais evolui para um quadro mais grave que necessita de internação. Normalmente são casos de crianças que já têm outras enfermidades de base. Dados do PSI apontam que, neste mês, dos casos atendidos na unidade, entre 10% e 20% apenas necessitaram de medicação.

Volta ao índice de notícias