Agentes de saúde já atuam junto à população de Campinas

24/07/2001

Os 268 agentes comunitários de saúde que vão trabalhar no Programa Paidéia de Saúde da Família de Campinas já atuam junto à população desde segunda-feira (23). Eles foram contratados em 13 de julho último e estão em fase de treinamento. Os profissionais serão capacitados durante 45 dias para visitar famílias, identificar problemas e levar as demandas até as equipes do Paidéia.

Na semana passada, na primeira fase de imersão do treinamento, os agentes receberam conceitos sobre o papel do agente na Secretaria de Saúde, ética, humanização, além de informações sobre experiências de agentes de saúde de outros municípios.

Esta semana, os agentes iniciaram a fase de dispersão do treinamento. Portanto, começaram a atuar em campo. Na dispersão, eles são acompanhados por profissionais das suas respectivas equipes do Paidéia e pelos coordenadores dos centros de saúde. Cada agente recebe treinamento na área em que vai atuar. A capacitação inclui visitas às residências - quando o agente será apresentado à comunidade - e aos equipamentos de saúde do município.

Na próxima semana, os agentes iniciam a segunda fase de imersão do treinamento, quando devem apresentar um trabalho sobre as áreas geográficas em que vão atuar. O treinamento termina em 20 de agosto. Até os agentes já estarão preparados para atuar na rede e, a partir daí, participam de um programa de educação continuada.

A capacitação dos agentes é uma realização conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social e de Educação.

Volta ao índice de notícias