Prefeitura de Campinas inicia cadastramento de propriedades rurais para controle da raiva animal

01/07/2002

Agentes comunitários de saúde farão também inquérito
epidemiológico, além de levantamento da população
de tratadores e de outros profissionais que lidam com animais

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia, na próxima quarta-feira (3 de julho), o cadastramento das propriedades rurais da área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Taquaral, com ênfase para as áreas dos bairros Campo Belo, Bananal, Carlos Gomes, Recanto dos Dourados e Gargantilha.

A medida é a primeira de uma série de intervenções que estão sendo adotadas para enfrentar a epizootia de raiva em herbívoros na região Leste da cidade.

O cadastramento será realizado por agentes comunitários de saúde. Os profissionais também vão fazer inquérito epidemiológico de raiva. O inquérito deve apontar se há, nas propriedades, registros de animais mordidos por morcegos ou que morreram com sintomas de raiva.

Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses e da Visa Leste (Vigilância em Saúde) também vão participar das ações. Eles irão trabalhar devidamente identificados. Também serão dadas orientações à população sobre a importância de vacinar herbívoros - bovinos, eqüinos, suínos e ovinos – e cães e gatos.

A ação ainda inclui verificar população de tratadores e de outros profissionais que têm contato com herbívoros para verificar necessidades de medidas de prevenção a serem adotadas.

Campinas enfrenta epizootia de raiva em herbívoros desde 2000, quando a doença atingiu animais no Distrito de Joaquim Egídio, na região Leste da cidade. Em 2001, a doença atingiu também Souzas e a área rural do Taquaral, quando a Secretaria de Saúde confirmou 30 casos de raiva, distribuídos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos. Em 2002, já foram confirmados 21 casos, todos em herbívoros.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

O controle da raiva dos herbívoros deve ser feito por meio de vacinação do rebanhos e do controle da população de morcegos. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário. Em áreas onde ocorre epizootia a revacinação é obrigatória e deve ser feita a cada seis meses.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura campanha de vacinação contra a raiva para estes animais todo ano. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses mantém a vacinação durante todo ano. A vacinação é grátis.

Também é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.