Secretaria de Saúde intensifica medidas contra a caxumba

03/07/2002

Doença atingiu alunos de doze escolas da

região Sudoeste. Secretaria investiga extensão do surto

A Secretaria de Saúde de Campinas está intensificando as medidas de controle contra a caxumba em escolas da região Sudoeste da cidade. A estratégia tem como objetivo conter um provável surto da doença que já atingiu 152 alunos de 12 escolas dos bairros Vida Nova, Vista Alegre, União dos Bairros, Tancredão, Capivari, Santa Lúcia e Jardim Aeroporto.

As medidas de controle que estão sendo adotadas incluem bloqueio vacinal que consiste na vacinação indiscriminada – independente da pessoa ter tomado doses anteriormente – direcionada para aqueles que tiveram contato (comunicantes) com as pessoas infectadas – familiares, alunos e funcionários das duas escolas.

Além da vacinação, os profissionais de saúde da Visa Sudoeste (Vigilância em Saúde) fazem busca ativa de casos – investigação à procura de pessoas que possam ter sido infectadas.

Diretores, professores e outros funcionários das escolas e creches estão sendo orientados a ter uma atenção especial com relação a qualquer caso suspeito da doença, que deve ser comunicado imediatamente ao Centro de Saúde mais próximo com os seguintes dados: nome, idade, endereço, série e turma na escola.

Eles ainda estão sendo orientados a recomendar que os suspeitos permaneçam afastados das aulas por um período de nove dias após o aparecimento dos primeiros sintomas da doença.

A população também está sendo orientada a estar atenta para que todo o caso suspeito seja comunicado ao Centro de Saúde mais próximo de sua moradia.

Também é fundamental que a população mantenha em dia a caderneta de vacinação das crianças. A dose contra a caxumba é feita quando a criança tem 1 ano e três meses, é gratuita e está disponível em todos os Centros de Saúde.

A Secretaria ainda divulgou comunicado a todos os médicos da rede para que eles fiquem atentos aos sintomas da doença e acompanhem a evolução de casos. O surto também foi comunicado ao CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde, à Dir 12 (Direção Regional de Saúde), e às secretarias de Educação de Campinas e do Estado.

Saiba mais sobre a caxumba - A caxumba é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que é transmitido pelo contato direto com a pessoa infectada. Tem curso benigno, portanto, na maioria dos casos, evolui num curto espaço de dias para a cura. Os sintomas iniciais são febre baixa, mal-estar, dores musculares, dores articulares e dor de garganta.

A caxumba, isoladamente, não é doença de notificação obrigatória. No entanto, a ocorrência de surtos e epidemias deve ser registrada e acompanhada, para que se conheça melhor o comportamento da doença.

Volta ao índice de notícias