Prefeitura inaugura novas instalações do Centro de Saúde São Quirino

03/07/2002

Ampliação do serviço foi feita em parceria com a Unicamp

A Prefeitura de Campinas está melhorando ainda mais a assistência à saúde dos cidadãos que utilizam o Centro de Saúde São Quirino, na região Leste de Campinas. Nesta quinta-feira (4 de julho), a Secretaria de Saúde, por meio do Paidéia – Saúde da Família, inaugura as novas instalações do serviço. A cerimônia de inauguração acontece às 9h, com presença da prefeita Izalene Tiene, no próprio CS, que fica na avenida Diogo Álvares, 1450.

Com a nova estrutura, o CS São Quirino passou a contar com um número maior de salas. Além disso, os espaços foram readequados. A ampliação melhorou as condições de trabalho dos 73 profissionais do CS, o que aumenta a capacidade do serviço de desenvolver ações de saúde e, conseqüentemente, melhora o atendimento à população.

O Centro de Saúde São Quirino já conta com três equipes do Paidéia, que são constituídas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A equipe trabalha na prevenção de doenças e dá orientações para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas no Centro de Saúde e os casos mais sérios, como os de pessoas acamadas, recebem assistência também em casa. Até o final de 2003, o CS São Quirino terá mais quatro equipes do Paidéia.

O Centro de Saúde São Quirino recebe estagiários da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) dos cursos de enfermagem, fisioterapia e medicina. Eles desenvolvem, com a equipe do Centro de Saúde, atividades conjuntas nas ações de saúde individuais (consultas, atendimentos, acompanhamentos) e coletivas, o que contribui na formação de futuros profissionais para o SUS (Sistema Único de Saúde). Também oferece estágio para alunos de cursos de enfermagem.

Atualmente, o serviço desenvolve várias atividades com a comunidade. Os trabalhos são realizados em parceria com ONGs (Organização Não Governamental), com a Pastoral da Criança e com a Associação Desportiva da Polícia Militar.

Dentre os trabalhos constam atividades com crianças com desnutrição e com portadores de diabetes e hipertensão. Também há ações educativas relacionadas ao câncer de colo de útero e de mama. Os recém-nascidos da região do Centro de Saúde recebem visitas dos profissionais de saúde e os pais são orientados. Pacientes com tuberculose recebem tratamento em casa, quando necessário.

Também há exposição de trabalhos manuais dos pacientes de saúde mental. Para estes usuários, o Centro de Saúde promove visitas a museus e cinemas.

Além disso, o serviço desenvolve o Projeto Gêneses, em parceria com outras secretarias municipais e ONGs. O projeto tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida e promover a cidadania naquela comunidade.