Secretaria de Saúde vacina pessoas que tiveram contato com doentes de caxumba

04/07/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas informa a toda população que, com relação aos surtos de caxumba que atingem escolas da cidade, por enquanto, o que se mantém são as estratégias de bloqueio indiscriminado e direcionado.

Isto significa que estão sendo vacinados somente aqueles que tiveram contato (comunicantes) com as pessoas infectadas, o que inclui familiares do caso, alunos e funcionários das escolas. Além disso, a vacina é aplicada independentemente da pessoa ter tomado doses anteriormente.

Outra orientação, é que os pais mantenham a caderneta de vacinação em dia. A dose contra a caxumba é feita quando a criança tem 1 ano e três meses. É gratuita e está disponível em todos os Centro de Saúde.

Portanto, não há necessidade da população em geral – casos que não estejam incluídos no público acima - procurar o Centro de Saúde para tomar a vacina.

Números – Até o momento, a Secretaria de Saúde contabiliza 249 casos suspeitos de caxumba em alunos de 60 escolas, além de 43 casos isolados. A maioria está concentrada na região Sudoeste, onde há 163 casos, sendo que grande parte deles são da área do Centro de Saúde União dos Bairros, da escola Vida Nova 3. Na região Noroeste, há 31 casos. Na Sul, são 23 casos; na Leste 9 e na Norte 18.

O que é a caxumba - A caxumba é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que é transmitido pelo contato direto com a pessoa infectada. Tem curso benigno, portanto, na maioria dos casos, evolui num curto espaço de dias para a cura. Os sintomas iniciais são febre baixa, mal-estar, dores musculares, dores articulares e dor de garganta.

A caxumba, isoladamente, não é doença de notificação obrigatória. No entanto, a ocorrência de surtos e epidemias deve ser registrada e acompanhada, para que se conheça melhor o comportamento da doença.

Volta ao índice de notícias