Prefeitura prossegue com cadastramento de propriedades localizadas nas imediações das Mansões Santo Antônio

04/07/2002

A Secretaria de Saúde prossegue, na próxima semana, com o cadastramento dos imóveis localizados nas imediações das Mansões Santo Antônio. O objetivo da Secretaria de Saúde é obter dados sobre os moradores – como tempo de moradia no local, por exemplo - e saber também se eles utilizam água que provém do solo, como água de poço ou de nascente, para uso pessoal e para irrigação de plantas.

No local, durante vinte anos, esteve instalada a fábrica de recuperação de solventes Proquima, que contaminou o solo e o lençol freático do lugar. Porém, depois da desativação da empresa, o terreno foi vendido para a construtora Concima, que levantou três blocos de edifícios no local, sendo que um deles já está ocupado por moradores. A contaminação já ultrapassou a área do terreno da construção, atingindo distância de quase 200 metros.

Durante o levantamento, o moradores são informados sobre a contaminação do local e serão também orientados a consumir somente água tratada.

No primeiro levantamento, realizado a cerca de 10 dias, profissionais da Secretaria de Saúde estiveram em 200 imóveis. Deste total, 79 estavam fechados e 52 eram terrenos desocupados. Das 69 propriedades vistoriadas, 32 têm horta ou pomar e os proprietários foram orientados a não utilizar água do solo para irrigar as plantas.

No cadastramento, também foram identificados sete poços rasos, dos quais dois já estão interditados, além de quatro poços profundos e três nascentes, sendo que uma já está interditada.

Na última sexta-feira (28 de junho), profissionais da Secretaria de Saúde se reuniram com representantes do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) e do CVS (Centro de Vigilância Sanitária) da Secretaria de Estado. Eles conheceram a área, receberam um histórico sobre as investigações e salientaram ser indispensável que a Prefeitura de Campinas tenha em mãos os relatórios da Concima sobre a contaminação. Também ficou definido que a Secretaria de Estado fará reuniões periódicas com Campinas para auxiliar e apoiar os trabalhos.