Prefeitura de Campinas assina convênio para construir Centro de Saúde da Vila União

05/07/2002

A Prefeitura de Campinas, por meio da prefeita Izalene Tiene, assinou, no último sábado (29 de junho), convênio com o Ministério da Saúde para obtenção de recursos para a construção do Centro de Saúde da Vila União. A documentação foi apresentada à Prefeitura pelo assessor Especial do Ministério da Saúde, Manuelito Magalhães Júnior. O convênio prevê o repasse de R$ 192 mil do Ministério e estabelece uma contrapartida de R$ 48 mil da Prefeitura.

A liberação dos recursos foi solicitada ao governo federal por meio de projeto protocolado em julho de 2001 através de emenda do deputado federal Hélio de Oliveira Santos (PDT). Além disso, contou com um trabalho suprapartidário desenvolvido junto ao Ministério da Saúde pelo vereador Dário Saad (PSDB) e pelo deputado federal Luciano Zica (PT).

A construção do Centro de Saúde é uma reivindicação antiga da população da Vila União, está prevista no OP (Orçamento Participativo) e, provavelmente, estará sendo concluída até o primeiro semestre de 2003. Para a construção do CS, a Associação dos Moradores do bairro está negociando, com a Caixa Econômica Federal, a doação de uma área.

O primeiro passo para a construção será sendo dado pela Secretaria Municipal de Saúde, que deve iniciar nos próximos dias o processo de licitação que deverá estar concluído em quatro meses.

Atualmente, a população da Vila União conta com a assistência da Unidade de Saúde da Família instalada no Caic do bairro. A unidade funciona como um centro de saúde pequeno, com uma equipe do Paidéia – Saúde da Família. Além disso, utiliza os Centros de Saúde Santa Lúcia e Ipaussurama.