Prefeitura realiza oficina Xô, bicho!

10/07/2002

A Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, realiza nesta quinta-feira (11 de julho), das 8h às 12h e das 13h às 17h, mais uma oficina Xô, bicho! O objetivo é oferecer às escolas da Região Sul de Campinas subsídios para lidar de maneira eficaz com as pragas urbanas no espaço escolar. Ao todo, foram realizadas 10 oficinas direcionadas a profissionais de 56 escolas da Região Sul.

Os cursos estão sendo ministrados pelos técnicos da Visa (Vigilância em Saúde) Sul e organizado pela NAED (Núcleo de Ações Educativas) Sul. Os participantes recebem, ao final de cada oficina, certificados.

As Secretarias de Saúde e de Educação querem mudar a abordagem que é dada ao problema das pragas urbanas – baratas, cupins, formigas e ratos – nos ambientes escolares e de saúde.

As medidas de controle tradicionais visam apenas o extermínio das pragas. O objetivo das oficinas é garantir a eficácia do controle destas pragas, levando em consideração também a inter-relação do homem com ambiente. Isto significa também co-responsabilizar cada cidadão para que ele se conscientize daquilo que toda praga busca: acesso, abrigo, alimento e água.