Ministério da Saúde visita Campinas para conhecer capacitação de agentes comunitários de saúde

11/07/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu, na semana passada, visita de profissionais do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Eles vieram conhecer o trabalho de capacitação dos agentes comunitários de saúde realizado pelo município. Na avaliação deles, o trabalho realizado por Campinas é muito bom.

A visita aconteceu num momento bastante oportuno, já que o Ministério da Saúde publicou semana passada portaria que regulamenta a profissão de Agente Comunitário de Saúde. A portaria estabelece que a profissão do ACS caracteriza-se pelo exercício de atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares, individuais e coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor local.

Campinas tem, atualmente, 500 agentes comunitários de saúde que atuam nas 116 equipes do Programa Paidéia – Saúde da Família. Cada equipe é composta, além dos por agentes comunitários de saúde, por médico generalista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e dentista e atende a 1.500 famílias. Os cidadãos são atendidos nos centros de saúde e também em suas casas.

Volta ao índice de notícias