"Mário Gatti" completa 28 anos de idade neste sábado

12/07/2002

Neste sábado, 13 de julho, o Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG) completa 28 anos de existência. Criado em 1974 para atender indigentes, em instalações precárias, hoje o HMMG coloca-se entre as principais instituições de saúde do País.

Às 15h haverá a cerimônia de inauguração das reformas do Refeitório do Hospital. Na ocasião, farão uso da palavra o presidente do Conselho Local de Saúde, Dirceu Francisco Buch, a representante dos funcionários no Conselho, Marta Regina L. Silva e o presidente do "Mário Gatti", Adail de Almeida Rollo.

Segundo Márcia Molina, diretora administrativa do Hospital Municipal, a escolha da conclusão das obras do refeitório para comemorar o aniversário foi uma forma de homenagear o funcionário.

"O dia-a-dia em um hospital de urgência e emergência, como o nosso, é muito desgastante. E é exatamente no refeitório que o servidor pode relaxar e ter um momento de tranqüilidade", explica a diretora.

Ainda no sábado, no Grêmio Recreativo Parque Itália, ao lado da Receita Federal, quase em frente ao Hospital, acontece a Festa Julina, dedicada a todos os funcionários do Hospital.

A "festança", que acontece no período entre 16h e 22h, terá música ao vivo, quadrilha com casamento caipira, comes e bebes, passeio de lanternas ao anoitecer, bingo, rifas e homenagens ao Hospital. Trabalhadores de todas as áreas do Hospital estão sendo convocados para escrever sua homenagem, em prosa ou verso. Os trabalhos serão lidos durante a festa.

Referência

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" , hoje, é considerado centro de referência hospitalar. É responsável por 31 mil atendimentos por mês e responde a cerca de 50% das urgências emergências da cidade.

Atualmente, o Pronto-Socorro Adulto e o Infantil fazem, respectivamente, uma média de 15 mil e 7 mil atendimentos mensais. O Ambulatório de Especialidades, por sua vez, faz cerca de 7.100 consultas por mês. O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" é responsável, ainda, por uma média mensal de 7.471 internações e 43.239 exames complementares.

Pesquisa recente divulgada pelo Ministério da Saúde, que inclui 4.239 hospitais brasileiros, confere ao HMMG a nota 8,43, superior à media dos hospitais da Região Sudeste Sul, incluindo todos os hospitais municipais e estaduais.

Conta, ainda, com o Programa de Residência Médica, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica-MEC, com bolsa para 72 médicos credenciados pela autarquia.

Em resumo, nesses 28 anos de vida, o Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" contou com a dedicação de cada servidor para conseguir esse prestígio. O presidente do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti", o médico Adail de Almeida Rollo, faz questão de ressaltar que "continuaremos trabalhando com esta mesma garra para que esta instituição continue tendo o prestígio e o reconhecimento que merece".