Prefeitura amplia assistência à saúde dos cidadãos de Campinas

12/07/2002

Na semana em que a cidade de Campinas completa 228 anos, a Prefeitura Municipal tem muito o que comemorar. Os projetos implantados pela Secretaria Municipal de Saúde, desde 2001, já melhoraram muito a assistência à saúde dos cidadãos campineiros.

O Programa Paidéia – Saúde da Família, lançado oficialmente em 18 de agosto de 2001, já inaugurou as unidades de saúde da família do Jardim Lisa, Jardim Rossin, Parque Oziel e Itajaí. Também vai inaugurar, até o próximo mês de agosto, a unidade do Satélite 1.

Estas unidades funcionam como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe do Paidéia, que é composta por médico de família, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Os agentes são moradores da própria comunidade. Algumas equipes ainda são ampliadas com pediatra e ginecologista-obstetra.

A equipe trabalha na prevenção de doenças e dá orientações para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas nas Unidades de Saúde de sua região e, quando necessário, são atendidas também em casa pelos profissionais de saúde.

A Secretaria já colocou 116 equipes de saúde da família em atividade e até o final do ano serão 150 equipes atendendo 700 mil cidadãos de Campinas que são totalmente dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde). As equipes realizam 120 mil consultas básicas por mês. Ao todo, 300 mil campineiros passam pela rede municipal de saúde todo mês.

A Secretaria de Saúde inaugurou também o novo Pronto-Socorro São José e as novas dependências do Centro de Saúde São Quirino. E assinou convênio para construção do Centro de Saúde da Vila União, que deve estar pronto em meados de 2003.

Também comprou cinco novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e, pela primeira vez, a cidade tem o número adequado de ambulâncias conforme é preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O Samu faz, em média, 4 mil atendimentos mensais, além do transporte de 1.800 pacientes crônicos.

E a Secretaria de Saúde investiu ainda mais na rede básica de saúde. Desde janeiro de 2001, foram contratados 1.152 profissionais, sendo 500 agentes de saúde, 242 médicos e 340 profissionais para diversos outros cargos.

Do total de contratações, 582 foram para repor vagas de pessoal que se desligou da rede. Houve ampliação do quadro em 70 profissionais, sendo 40 médicos e 30 outros profissionais. Também houve ampliação da carga horária de 102 médicos e de 95 outros profissionais de 20 para 36 horas semanais.

Além disso, a Secretaria de Saúde investiu muito na capacitação de profissionais. Desde o início de 2001, 2 mil trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, dentistas, profissionais de saúde mental e de urgência e emergência, foram treinados com conteúdos gerais e específicos.

As capacitações acontecem em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e envolvem também professores da PUCC (Pontifícia Universidade Católica). ONGs (Organizações Não Governamentais), como a IPES (Instituto de Pesquisas Especiais) e a Movimento, também atuam com a Secretaria de Saúde nas capacitações. Outras secretarias como as de Assistência Social e Educação também colaboram nos treinamentos.

Entre os principais temas das capacitações podemos destacar: abordagem sistêmica da família, sexualidade, ambiente saúde e trabalho, clínica e direitos humanos, dependência química, ações afirmativas frente à violência e nutrição e saúde.

Com todas estas mudanças e por meio de muitos outros projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, alguns em conjunto com outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais, a Prefeitura de Campinas está melhorando a assistência à saúde dos cidadãos campineiros.