Baixa umidade do ar e frio aumentam procura por serviços de saúde

16/07/2002

80% dos pacientes apresentam algum problema respiratório

A Secretaria de Saúde de Campinas foi informada, pela Defesa Civil Municipal, que a umidade relativa do ar está em 26% na tarde desta terça-feira (16 de julho), índice que requer atenção. Além disso, a temperatura mínima registrada nesta madrugada foi de 8,6 graus.

Em conseqüência destas condições climáticas, há um aumento do número de pessoas que procuram os Centros de Saúde e os PSs (Pronto-Socorro) municipais com problemas respiratórios.

A média de atendimentos por dia no PS Infantil do Hospital Municipal Mário Gatti tem sido de 340, o dobro de outras épocas do ano. A maioria dos pacientes- 80% - procura o serviço com alguma doença respiratória. Até as 15h30 desta terça-feira, 190 crianças já haviam sido atendidas no PS Infantil. A pediatria estava lotada e 13 dos 15 leitos de retaguarda do PS Infantil estavam ocupados.

Por isso, a Secretaria de Saúde alerta a população para que adote certos cuidados que podem reduzir os desconfortos causados pelo clima. É importante:

- Ingerir muito líquido, pingando soro no nariz e tomando bastante água;

- Ventilar a residência e espalhar vasilhas com água e toalhas molhadas pela casa, principalmente nos quartos onde as crianças dormem;

- Manter uma alimentação saudável, que inclua legumes e frutas da época;

- Evitar locais com grande concentração de pessoas;

- Não tomar remédios sem orientação do profissional de saúde.

O Centro de Saúde mais próximo da casa do usuário deve ser procurado se a pessoa apresentar febre há mais de três dias, tiver vômitos freqüentes e persistentes, cansaço, falta de ar e chiados no peito e prostração intensa.

Os prontos-socorros devem ser procurados em casos de urgência e emergência, à noite e aos finais de semana e feriados.