Prefeitura cadastra 244 propriedades rurais na área do Taquaral

18/07/2002

Estratégia faz parte do conjunto de ações
adotadas pelo município para enfrentar a raiva animal

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, já cadastrou 244 propriedades rurais na área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Taquaral, nos bairros Campo Belo, Bananal, Carlos Gomes, Recanto dos Dourados e Gargantilha.

O cadastramento, iniciado em 3 de julho – os dados foram computados até 12 de julho -, faz parte da série de intervenções que estão sendo adotadas para enfrentar a epizootia de raiva em herbívoros na região Leste da cidade. As intervenções também incluem realização de inquérito epidemiológico de raiva e mapeamento das colônias de morcego.

Desde o início da ação, os profissionais de saúde também notificaram mais um caso positivo da doença em bovino e identificaram 33 colônias de morcegos, das quais duas já foram identificadas como sendo de morcegos hematófagos.

Nesta sexta-feira (19 de julho), às 14h, os coordenadores das equipes que estão atuando na operação vão se reunir no Centro de Saúde Taquaral. O objetivo é avaliar o rendimento do trabalho e definir as ações educativas e as estratégias para ampliar a divulgação da questão da raiva animal no município.

Os trabalhos são realizados por agentes de saúde e por profissionais do CS Taquaral, da Visa Leste (Vigilância em Saúde) e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que atuam devidamente identificados.

As ações ainda incluem orientações à população sobre a importância de vacinar herbívoros - bovinos, eqüinos, suínos e ovinos – e cães e gatos, além do levantamento da população de tratadores e de outros profissionais que têm contato com herbívoros para verificar necessidades de medidas de prevenção a serem adotadas.

Epizootia - Campinas enfrenta epizootia de raiva em herbívoros desde 2000, quando a doença atingiu animais no Distrito de Joaquim Egídio, na região Leste da cidade. Em 2001, a doença atingiu também Souzas e a área rural do Taquaral, quando a Secretaria de Saúde confirmou 30 casos de raiva, distribuídos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos. Em 2002, já foram confirmados 23 casos, todos em herbívoros.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

Controle - O controle da raiva em herbívoros deve ser feito por meio de vacinação do rebanhos e do controle da população de morcegos. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário. Em áreas onde ocorre epizootia a revacinação é obrigatória e deve ser feita a cada seis meses.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura realiza campanha de vacinação contra a raiva para estes animais todo ano. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses mantém a vacinação durante todo ano. A vacinação é grátis.

Este ano, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal no município começa no segundo final de semana de setembro (14 e 15) e se estende para os quatro finais de semana seguintes. A expectativa é vacinar, pelo menos, 102 mil animais entre cães e gatos.

Em 2001, foram vacinados 102.504, sendo 94.076 cães e 8.458 gatos. Além disso, para cada caso de raiva animal notificado foi realizada vacinação intensiva de cães e gatos em toda região de abrangência da propriedade em que houve o caso.

Além da vacinação, é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.