Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família do Itajaí

19/07/2002

Com isso, a Secretaria de Saúde amplia ainda mais a assistência
a 8.500 pessoas da região Noroeste da cidade

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família, inaugura oficialmente no próximo 21 de julho, às 10h, a unidade de saúde da família do Itajaí, na Região Noroeste da cidade. A Prefeita de Campinas, Izalene Tiene, estará presente na cerimônia de inauguração.

Com a inauguração, a Prefeitura está ampliando a assistência à saúde a 8.500 pessoas dos bairros Itajaí I e Itajaí II. A Unidade funciona como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe do Programa Paidéia - Saúde da Família que, no caso do Itajaí, é composta por 1 médica de família, 1 enfermeira, três auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. Os agentes são moradores da própria comunidade.

A equipe realiza atendimento médico e de enfermagem e procedimentos como curativo, inalação e exame de prevenção de câncer de colo de útero. Também trabalha na prevenção de doenças e dá orientações para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas na própria unidade e os casos mais sérios recebem assistência também em casa. Além disso, a unidade também tem farmácia e desenvolve atividades com grupos terapêuticos.

A unidade, que está localizada na rua Frei Tito Lima, 56, no Parque Itajaí II, funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h e pertence ao Centro de Saúde Valença.

A Prefeitura de Campinas já colocou em atividade, desde o início de 2001, as unidades de saúde da família do Jardim Lisa, Jardim Rossin, Parque Oziel e do Caic Vila União. Até agosto, inaugura ainda a unidade do Satélite 1. Também inaugurou as novas dependências do Pronto-Socorro São José e do Centro de Saúde São Quirino. Além disso, assinou convênio com o Ministério da Saúde que garante repasse de recursos para construção do Centro de Saúde da Vila União. O CS deve estar em atividade até meados de 2003.

Ainda comprou cinco novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e, pela primeira vez, a cidade tem o número adequado de ambulâncias conforme é preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).