Prefeitura assina convênio com a Unicamp para formar profissionais de saúde

19/07/2002

Secretaria de Saúde tem investido
muito na capacitação de seus trabalhadores.
Desde o início de 2001, 2 mil profissionais
já passaram por treinamentos

A Prefeitura de Campinas e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) assinaram convênio que regulamenta a capacitação de profissionais de saúde em Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Com isso, médicos e enfermeiros da Faculdade de Ciências Médicas daquela universidade podem atuar, por meio do Paidéia – Saúde da Família, nas unidades da rede de saúde do município como residentes.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é aprovado pelo Ministério da Saúde e as atividades dos alunos são supervisionadas por profissionais da rede municipal de saúde e da Unicamp.

A Secretaria de Saúde de Campinas tem investido muito na capacitação de seus profissionais. Desde o início de 2001, 2 mil trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, dentistas, profissionais de saúde mental e de urgência e emergência, já foram capacitados com conteúdos gerais e específicos.

As capacitações acontecem em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e envolvem também professores da PUCC (Pontifícia Universidade Católica). ONGs (Organizações Não Governamentais), como a IPES (Instituto de Pesquisas Especiais) e a Movimento, também atuam com a Secretaria de Saúde nas capacitações. Outras secretarias como as de Assistência Social e Educação também colaboram nos treinamentos.

Entre os principais temas das capacitações podemos destacar: abordagem sistêmica da família, sexualidade, ambiente saúde e trabalho, clínica e direitos humanos, dependência química, ações afirmativas frente à violência e nutrição e saúde.