Usuários do Cândido ensinam técnica de vitrais na TV

22/07/2002

Dia 30 de julho, os usuários das Oficinas de Trabalho do Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" ensinarão técnica de vitrais, utilizada na Oficina Profissionalizante, no programa MULHER.COM, da TV Século XXI, no quadro de artesanato. O programa de variedades é voltado ao público feminino, que vai ao ar de segunda a sexta, das 14:30 às 16:30h. Outras dicas de artesanato serão apresentadas em outros programas, em que os usuários poderão mostrar a técnica aprendida na elaboração de velas, papel reciclado, serralheria, marcenaria e mosaico.

Núcleo de Oficinas e Trabalho

O Núcleo de Oficinas e Trabalho, uma parceria entre a Associação "Cornélia Vlieg" e o "Cândido Ferreira", atende 180 usuários que apresentam condições para o trabalho. As dificuldades de retorno para o mercado são tratadas nas oficinas terapêuticas, nas quais os usuários retomam a auto-estima e a capacitação profissional. Os usuários recebem uma bolsa-oficina, de acordo com a produção e a venda mensal. Algumas pessoas, após um tempo de serviço, se engajam no mercado e se desligam das oficinas que funcionam no Cândido.

As oficinas são onze no total. Além da Culinária, o Núcleo também oferece Oficina de Papel Reciclado, Oficina Gráfica, Oficina de Vitrais, Oficina Agrícola, Oficina de Marcenaria, Oficina de Serralheria e o Projeto Parceria (nos quais os usuários trabalham junto a equipes profissionais da instituição).

O "Cândido Ferreira" foi fundado em 1924. O ano de 1990 marca uma nova fase na história do Cândido Ferreira. Depois da assinatura de um convênio de co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, iniciou-se um processo de humanização das formas de cuidar que dura até hoje. Portas foram abertas, grades foram tiradas, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos passam a se dar buscando a reinserção socual dos usuários na vida familiar e comunitária.

A Associação "Cornélia Vlieg" é formada por usuários, familiares e trabalhadores de serviço mental e foi fundada desde 1993, mesmo ano em que o Cândido Ferreira passou a ser considerado referência em tratamento mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O trabalho vem sendo uma das formas eficazes de cuidar a saúde mental e reinserir socialmente pessoas até então excluídas socialmente.