Conselho renova convênio do "Mário Gatti" com o SUS

25/07/2002

Em dois anos, o número de cirurgias eletivas no HMMG teve um acréscimo de 143% e o número de internações subiu 29%

O Conselho Municipal de Saúde, em reunião ordinária realizada nesta última quarta-feira, no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás, aprovou a renovação do convênio da Autarquia do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG) com o Sistema Único de Saúde.

A pardir desse novo convênio, o Hospital Municipal passa a contar, para custeio das ações, com recursos mensais na ordem de R$ 1,08 milhão, contra os R$ 973 mil recebidos até agora.

Além disso, o Hospital terá, ainda, subsídios de R$ 250 mil para a troca da pastilha de cobalto, utilizada em equipamento de combate ao câncer, mais R$ 120 mil para a implantação da área de quimioterapia do Hospital, além de R$ 30 mil que serão utilizados na aquisição de materiais permanentes na ampliação do Programa de Atendimento Domiciliar.

Prestação de contas

Na abertura da reunião, o diretor-presidente do Hospital, médico Adail de Almeida Rollo, aproveitou para apresentar aos conselheiros um balanço das ações desenvolvidas no HMMG durante o biênio agosto de

2000/julho de 2002.

A "prestação de contas" ficou centrada em quatro grandes diretrizes: 1ª - Ampliar a oferta de ações de saúde à população; 2ª - Radicalizar a implementação do Projeto Paidéia de Humanização da Assistência Hospitalar; 3ª continuar a implementação do plano de adequação física e tecnológica do hospital e, 4ª - Consolidar a co-gestão, a valorização dos servidores e a modernização administrativa.

Durante o balanço, o diretor-presidente fez questão de ressaltar o aumento de ações e o pioneirismo do Hospital "Mário Gati" na implantação do Projeto de Humanização. Ele destacou ações como a Classificação de Risco, implantada no Pronto-Socorro adulto, que identifica os pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Rollo lembrou, ainda, de outras medidas implantadas como mudanças na rotina de acolhimento, o Projeto Família Participante e a extensão do horário de visita, das 11h às 20h.

Serviços prestados

O diretor aproveitou para informar os presentes sobre a variação da média mensal dos serviços prestados no Hospital no período entre 2000 e 2002. Nesses dois anos o número de cirurgias eletivas teve um acréscimo de 143%, o número de internações subiu 29% e as consultas no ambulatório de especialidades cresceu 20%. Também houve acréscimo significativo nos procedimentos de radiologia, tomografia, endoscopia e aplicação de radioterapia.

No que diz respeito à adequação física e tecnológica do Hospital, segundo Adail de Almeida Rollo, serão necessários investimentos na ordem de R$ 10 milhões. Neste ano estão previstos investimentos de R$ 2 milhões nessa área. Conciliar os recursos para a manutenção e a ampliação do Hospital é o grande desafio da administração.

Co-gestão

O diretor ressaltou, ainda, a priorização nas diretrizes que consolidam a co-gestão, valoriza o servidor e moderniza a máquina administrativa. O HMMG conta com um Conselho Local, que funciona regularmente como um órgão tripartido composto por usuários, gestores e trabalhadores.

O Conselho Local, que reúne-se mensalmente nas dependências do Hospital, foi convidado para participar, em setembro, de um Seminário sobre Assistência Hospitalar que acontecerá em Guarulhos.

Também foi instituído no HMMG o Colegiado Gestor do Hospital, que tem a participação dos gerentes das unidades de serviço e da Diretoria Executiva. Trata-se de órgão técnico-administrativo, subordinado ao Conselho Local.

Ainda na esfera da co-gestão, o Hospital conta, também, com os colegiados das unidades de serviço, com representantes em todas as equipes. Essa entidade reforça a descentralização do gerenciamento, interfere de forma positiva no planejamento administrativo e ascendente, além de ampliar a sistemática de prestação de contas por unidades de serviço.

De acordo com o que foi decidido nas temáticas do Orçamento Participativo, é objetivo do Governo Democrático e Popular concluir o "Projeto Mário Gatti", que é o reconhecimento da institução enquanto Hospital de Urgência/Ergência e, ainda, como referência para procedimentos terapêuticos e diagnósticos eletivos para a Região Sul e Central de Campinas.