Justiça lacra Caps e desaloja cidadãos em tratamento

26/07/2002

O Serviço de Saúde Cândido Ferreira e a Secretaria de Saúde de Campinas adotaram todas as medidas necessárias para garantir os cuidados com os 170 usuários do Caps Leste (Centro de Apoio Psicossocial).

Nesta sexta-feira (26), parte deles foi encaminhada para o próprio Cândido Ferreira e, aqueles que tinham condições, foram para suas próprias casas. O Cândido também está cuidando de transferir os pacientes desavisados que chegam no prédio da Nova Campinas. A partir da próxima segunda-feira (29 de julho) todos eles serão atendidos no Cândido.

O juiz Brasílio Penteado Castro Jr., da 7ª Vara Cível determinou que o prédio onde funcionava o Caps, no Jardim Nova Campinas, fosse lacrado. A medida, com caráter de despejo, alterou radicalmente a rotina dos pacientes e coloca em risco as condições de saúde dos mesmos.

Até o final da tarde desta sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Campinas e o Serviço de Saúde Cândido Ferreira, não haviam sido intimados oficialmente sobre a decisão do juiz.

A equipe de profissionais do Cândido, junto com os coordenadores do Caps Leste, já estão providenciando um novo espaço para instalar o Centro de Apoio, o que deverá ser feito o mais breve possível.

A assistência à saúde mental no Paidéia

Desde o início de 2001, por meio do Projeto Paidéia – Saúde da Família, a Prefeitura de Campinas vem implementando mudanças importantes na área de saúde mental, o que transformou o serviço prestado na cidade em referência nacional. O diferencial da reforma psiquiátrica implantada na cidade está no método que favorece o cuidar em liberdade, buscando a maior autonomia da pessoas.

A Secretaria desmontou um Hospital Psiquiátrico e, com os mesmos recursos, inaugurou quatro Centros de Apoio Psicossocial (Caps), com atendimento 24 horas e oito leitos cada.

Além disso, o projeto de saúde mental no Paidéia inclui a reformulação do Craisa (Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde do Adolescente) e do Projeto Casa Amarela, que vão se transformar num Caps para atender e recuperar crianças e adolescentes usuários de droga.

O projeto "Tratar em Liberdade" já rendeu para a Secretaria Municipal de Saúde o prêmio "David Capistrano das Experiências Exitosas em Saúde Mental no SUS", concedido pelo Ministério da Saúde. O dinheiro do prêmio foi investido em programas de saúde mental voltados para a criança e para o adolescente com dependência de álcool e outras drogas.

O Projeto de Saúde Mental do Programa Paidéia – Saúde da Família ainda consta entre as onze experiências brasileiras da área para as quais o Ministério da Saúde repassou R$ 80 mil para capacitação de profissionais. Os trabalhadores estão sendo treinados para atuar na atenção a usuários de álcool e outras drogas.

Com a verba, a Secretaria de Saúde vai capacitar cinqüenta pessoas que atuam na atenção básica, além de profissionais do Craisa (Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde do Adolescente) e do Criad (Centro de Referência e Informação a Àlcool e Drogadição). O curso será em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com o setor de psiquiatria da Faculdade Paulista de Medicina, que tem experiências reconhecidas no trabalho com crianças e adolescentes dependentes de drogas.

A Secretaria da Saúde tem, atualmente, treze equipamentos de saúde mental, que inclui cinco Caps, o Craisa, o Cevi (Centro de Vivência Infantil), o Criad (Centro de referência e Informação a Àlcool e Drogadição), o Nadeq (Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos), as oficinas de trabalho que estão no Cândido Ferreira e o Centro de Convivência da Região Sudoeste. A Secretaria Municipal de Saúde tem, ainda, 27 residências terapêuticas.