O Hospital
Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG) inaugura às 14h
desta quarta-feira, dia 31, com a presença da prefeita Izalene
Tiene, o "Projeto Fala Cidadã". O novo serviço se propõe
a estabelecer um mecanismo de intermediação entre os usuários e
as diversas equipes de saúde do Hospital.
O "Fala
Cidadã", proposto pelo Grupo de Humanização do HMMG, vai
funcionar, das 9h às 17h, no saguão do prédio da administração
e contará, inicialmente, com o apoio de dois funcionários, sendo
uma ouvidora e uma psicóloga.
Aprovado no Plano
de Trabalho do Hospital para 2002, a iniciativa surgiu da
necessidade de ampliar a atenção ao usuário e facilitar seus
acesso aos diversos serviços oferecidos.
A assistente
social Ana Elisa Name, uma das coordenadoras do Projeto, conta que
"estamos criando um espaço onde o usuário possa ser ouvido
e respeitado, permitindo que exerça seus direitos de cidadão,
apresentando reivindicações, queixas e sugestões".
Ela afirma,
ainda, que o "Fala Cidadã" terá características
particulares, envolvendo todas as equipes multiprofissionais,
buscando o aprimoramento dos serviços de forma humanizada, ética
e justa.
Ana Elisa
ressalta que esse serviço não vai substituir, contudo, as
responsabilidades e o papel de acolhimento que as recepções,
Serviço Social, Enfermagem e equipes gerenciais devem ter para
com os usuários.
Atribuições
O "Fala
Cadadã", de acordo com o que foi estabelecido pelo Grupo de
Humanização, vai atender individualmente ao usuário por meio de
procura espontânea, encaminhamento interno ou externo, ligação
telefônica ou via 156.
Caberá aos
funcionários do novo serviço ouvir o relato dos usuários, tomar
ciência de suas necessidades e encaminhar adequadamente todas as
demandas recebidas.
"Entre
outras coisas – explica Ana Elisa – o Fala Cidadã pretende
ser um facilitador do exercício da cidadania e não um
distribuidor de benefícios. Acreditamos que todo problema tem
solução e que devemos trabalhar coletivamente na busca de
alternativas".