Campinas continua com ações para enfrentar a dengue

30/07/2002

Número de casos da doença aumenta quando chove e faz muito calor. No entanto, no inverno, os casos continuam a ocorrer. Por isso, é fundamental a continuidade de trabalhos que promovam um ambiente seguro

A Prefeitura de Campinas continua com o trabalho para enfrentar a epidemia de dengue no município. Na próxima terça-feira (6 de agosto), equipes da Secretaria de Saúde iniciam a colocação de telas em caixas d’água no Projeto Uruguai, na região Noroeste. A Secretaria investiu R$ 80 mil na compra do material.

Na região Norte, o Núcleo de Saúde Coletiva decide hoje ( 30 de julho) a data para realizar atividade de combate à dengue na área de abrangência do CS (Centro de Saúde) Santa Bárbara.

Na Leste, está sendo programado arrastão para esta semana na área do São Quirino. Na área do CS Conceição, localizado também na Região Leste, as equipes terminaram ontem (29 de julho) atividade que incluiu remoção de criadouros, orientação à população, distribuição de folhetos educativos e pesquisa larvária – índice de breteau -, que mede a infestação do mosquito transmissor da doença.

No próximo dia 17, as equipes da Saúde realizam atividade cata-criadouro no Jardim Santo Antônio, na área do DIC 3, na Região Sudoeste da cidade.

Além destas atividades, para toda área em que está sendo confirmado caso, a Secretaria de Saúde está desencadeando um conjunto de ações que inclui eliminação de criadouros por meio de limpeza de terreno, arrastão, visitas casa a casa, intervenção nos pontos de risco e aplicação de inseticida.

As equipes ainda fazem, casa a casa, a busca de casos suspeitos, além de trabalhos educativos. Também está sendo realizada busca de pacientes suspeitos que não voltaram para coletar sangue para exame. E cada Distrito de Saúde – Sul, Sudoeste, Norte, Noroeste e Leste – ainda incrementa os trabalhos de acordo com as necessidades locais.

Números – Desde janeiro, foram confirmados 1.396 casos de dengue em Campinas. Deste total, 1.193 são autóctones, 175 importados e 28 ainda estão sendo investigados.

Volta ao índice de notícias