Justiça reabre Centro de Apoio Psicossocial na Nova Campinas

31/07/2002

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo acatou, ontem (terça-feira, 30 de agosto), solicitação da Prefeitura de Campinas para a suspensão da execução da sentença que determina a lacração do Caps Esperança (Centro de Atenção Psicossocial).

O pedido da Prefeitura se baseia na lei federal 8.437/92 e foi atendido pelo presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Sérgio Augusto Nigro Conceição.

O Caps Esperança funciona desde maio na rua Artur de Freitas Leitão, 131, no bairro Nova Campinas, na região Leste de Campinas. Na última sexta-feira (26 de julho), a Justiça, por meio do juiz Brasílio Penteado Castro Jr., da 7ª Vara Cível, sem aviso prévio, lacrou a casa onde funcionava o Centro. Os usuários foram colocados na rua.

O juiz Castro Júnior atendeu ao pedido de um grupo de nove moradores do bairro onde está instalado o Caps Esperança. Os moradores alegam que os pacientes incomodam a vizinhança e, baseados na Lei de Zoneamento, pedem que o serviço seja retirado de lá.

A Prefeitura entende que o Caps pode funcionar naquele local, já que contempla também os moradores daquele bairro e entende, ainda, que o cidadão acometido de transtorno psíquico grave deve "ser tratado com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade" ( parágrafo único do artigo 2o. da Lei n. 10.216, de abril de 2001, Lei Brasileira da Reforma Psiquiátrica).

No entanto, o Serviço de Saúde Cândido Ferreira e a Secretaria de Saúde de Campinas já estão providenciando um outro local para a instalação do Caps, o que deve ser feito o mais breve possível.

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Paidéia - Saúde da Família, já implantou quatro Caps nas diversas regiões da cidade. Os Centros atendem 24h e têm oito leitos cada. Em nenhum outro local houve recusa da comunidade ou qualquer prejuízo para a vizinhança.

Os programas da Secretaria de Saúde proporcionam uma vida digna para quem mais precisa e, todo mundo, de todas as classes sociais, sai ganhando. A assistência à saúde melhora. E Campinas cresce.