Baixa umidade relativa do ar requer cuidados

31/07/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas foi informada, pela Defesa Civil Municipal, que a previsão é que a umidade relativa do ar fique entre 25% e 30% entre 10h desta quarta-feira (31 de julho) e 10h de quinta-feira (1 de agosto). O índice requer atenção. Também está prevista a chegada de uma frente fria.

Sempre que se verificam estas condições climáticas, há um aumento de casos de pessoas com problemas respiratórios, principalmente de crianças muito pequenas e de idosos. Conseqüentemente, cresce a procura pelos Centros de Saúde e pelos PSs (Pronto-Socorro) municipais.

Por isso, a Secretaria de Saúde alerta a população para que adote certos cuidados que podem reduzir os desconfortos causados pelo clima.

É importante:

- Ingerir muito líquido, pingando soro no nariz e tomando bastante água;

- Ventilar a residência e espalhar vasilhas com água e toalhas úmidas pela casa, principalmente nos quartos onde as crianças dormem;

- Manter uma alimentação saudável, que inclua legumes e frutas da época;

- Evitar locais com grande concentração de pessoas;

- Não tomar remédios sem orientação do profissional de saúde;

- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h;

- Sempre que possível, permanecer em local protegido do sol, em áreas arborizadas.

O cidadão deve procurar sua equipe de saúde da família ou o Centro de Saúde mais próximo da sua casa se apresentar febre há mais de três dias, tiver vômitos freqüentes e persistentes, cansaço, falta de ar e chiados no peito e prostração intensa.

Os prontos-socorros devem ser procurados em casos de urgência e emergência, à noite e aos finais de semana e feriados.