Profissionais de saúde participam de programas de educação ambiental

03/07/2003

Profissionais de saúde da região Sul de Campinas visitaram na última terça-feira, 1º de julho, a indústria Rigesa, de papel e embalagens, em Valinhos. A visita é parte da capacitação dos agentes comunitários de saúde e dos profissionais dos núcleos de saúde coletiva em "ações sobre o meio ambiente", promovida pela Visa Sul (Vigilância em Saúde do Distrito Sul).

De acordo com o biólogo Daniel de Freitas, coordenador da Visa Sul, a iniciativa serve para que os profissionais confiram in loco os programas de educação ambiental. Na visita à Rigesa, eles puderam conhecer a relação da empresa com meio ambiente e como ela promove o desenvolvimento ambientalmente sustentável. Também puderam conferir como funciona a linha de produção da empresa e a estação de tratamento de efluentes líquidos.

"A atividade é uma extensão do curso de Gestão de Resíduos Sólidos oferecido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para os profissionais da Secretaria de Saúde", explica Daniel. O próximo passo da capacitação ocorre em 5 de agosto. Desta vez, os profissionais farão uma visita técnica à estação de tratamento de água 1 e 2 da Sanasa. "A idéia - explica Daniel - é divulgar conceitos gerais sobre a importância da água, enquanto recurso natural, com enfoque para os aspectos relacionados à saúde e à qualidade de vida da população".

Em seguida, no dia 8 de agosto, os profissionais participam do programa Lixo-Tour, oferecido pelo Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Campinas. Na ocasião, os participantes vão conhecer a dinâmica de trabalho de uma cooperativa de reciclagem de lixo.

O Lixo-Tour inclui ainda visita ao aterro sanitário Delta, ao antigo aterro sanitário do Parque Santa Bárbara e à estação de tratamento de resíduos hospitalares, localizada no Complexo Delta.