Vigilância Sanitária de Campinas apreende medicamentos em depósito clandestino

04/07/2003

Produtos eram manipulados e comercializados pela empresa M. C. Mura (Farmavision) interditada anteontem pela Secretaria Municipal de Saúde

A Vigilância Sanitária de Campinas, em conjunto com a Polícia Federal, apreendeu na tarde desta quinta-feira, 3 de julho, uma grande quantidade de medicamentos clandestinos e de matéria-prima utilizada na produção de remédios em um depósito da farmácia de manipulação M. C. Mura (Farmavision).

Entre os itens, havia metilcelulose (produto com o mesmo princípio ativo do gel suspeito de causar cegueira em 13 pessoas no Rio de janeiro), pomadas oftálmicas e colírios. Também foram apreendidas embalagens e material de propaganda.

A sede da M. C. Mura (Farmavision), na rua Doutor Antônio Álvares Lobo, 399, havia sido interditada anteontem (quarta-feira, 2 de julho) pela Vigilância Sanitária de Campinas por manipular e comercializar produtos e medicamentos sem prescrição médica em todo País. A empresa também não possuía licença de funcionamento expedida pela Vigilância Sanitária.

A produção e comercialização de medicamentos sem registro é crime contra a saúde pública. A Vigilância tomou conhecimento do depósito por meio da Polícia Federal. E a autoridade policial soube do armazém clandestino por denúncia anônima.

O médico sanitarista Vicente Pisani Neto, coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, afirma que toda produção encontrada no depósito da M. C. Mura está condenada por ser clandestina. "Os produtos não podem ser inutilizados ainda. Eles serão mantidos sob guarda porque são prova circunstancial de um crime", diz.

O proprietário da M. C. Mura já havia recebido dois autos de infração e multas por produzir em escala industrial, por vender produtos irregulares e por vender medicamento sem prescrição médica. Também recebeu auto de interdição por não possuir alvará sanitário e auto de apreensão dos produtos estocados em residência. O depósito interditado ontem fica na rua Doutor Antônio Álvares Lobo, 537.

Os itens comercializados pelo M. C. Mura constam entre os 16 produtos clandestinos apreendidos e interditados em Campinas em 27 de junho pela Vigilância Sanitária Municipal, Ministério Público Federal e Polícia Federal.

Diário Oficial

A interdição da M. C. Mura foi publicada nesta quinta-feira, 3 de julho, no Diário Oficial do Estado. O comunicado também determina a proibição da comercialização e uso dos produtos manipulados pela empresa. O Diário Oficial do Município também já publicou a interdição.