Saúde inicia terceira pesquisa de 2003 sobre infestação do mosquito da dengue

07/07/2003

A Secretaria de Saúde iniciou esta semana, de 7 a 11 de julho, mais um levantamento sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. O estudo, tecnicamente chamado de pesquisa de índice de breteau, aponta o número de criadouros com larvas do Aedes aegypti encontrados a cada 100 residências.

Esta é a terceira pesquisa de 2003. A última ocorreu em maio. Os resultados do estudo são tomados como base para desencadear as ações contra a doença. A pesquisa deve estar concluída em três semanas.

Além do breteau, a Secretaria de Saúde também considera, para o combate à dengue, áreas com casos confirmados da doença, áreas com casos suspeitos e quantidades e tipos de criadouros encontrados em cada região. Também são levadas em conta as características geográficas de cada localidade.

Paralelamente à pesquisa, agentes comunitários e outros profissionais da Secretaria de Saúde percorrem as ruas de Campinas esta semana promovendo arrastões para eliminação do Aedes aegypti e conscientizando os moradores sobre os perigos da doença. Os trabalhos incluem colocação de telas em caixa d’água, busca ativa de casos suspeitos e verificação de pontos de risco para a proliferação do mosquito.

Nesta segunda-feira e terça-feira, 7 e 8, as equipes atuam, respectivamente, nas áreas do Centro de Saúde Costa e Silva, região Leste, e São Marcos, Região Norte. Na quinta-feira, 10, ocorre arrastão na área do Centro de Saúde Dic 1, Região Sudoeste, e, na sexta, 11 de julho, as ações para eliminação de criadouros acontecem na abrangência do Centro de Saúde Figueira, Região Sul.

Campinas registrou, em 2003, 445 casos de dengue, sendo 377 deles autóctones – contraídos no próprio município. Também há 68 casos importados. Em 2002, foram registrados 1.458, sendo 1.246 autóctones. Foram confirmados nove casos de dengue hemorrágica. Não houve mortes.

Volta ao índice de notícias