Saúde cadastra propriedades rurais para controle da raiva animal

07/07/2003

Agentes comunitários de saúde farão também inquérito epidemiológico, além de levantamento da população de tratadores e de outros profissionais que lidam com animais

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia na próxima semana o treinamento dos agentes comunitários de saúde que vão atuar em ações educativas com a população e no cadastramento das propriedades rurais instaladas na área do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo. O cadastro e o trabalho de conscientização são parte da série de intervenções que estão sendo adotadas para o controle da raiva animal na região Norte da cidade.

Este ano, dois casos de raiva em morcegos foram confirmados na área de Barão Geraldo. Os animais foram encontrados caídos no chão por crianças. Um deles no Colégio Rio Branco e outro nas proximidades do Mc Donald’s.

Além do cadastramento das propriedades e da ação educativa, a atuação da Secretaria naquela área da cidade inclui inquérito epidemiológico de raiva e levantamento das colônias de morcegos hematófagos - que se alimentam de sangue. O inquérito epidemiológico deve apontar se há, nas propriedades, registros de animais mordidos por morcegos ou que morreram com sintomas de raiva.

De acordo com o médico veterinário Ricardo Conde Rodrigues, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campinas, após a identificação das colônias de morcego, será desencadeado trabalho, em conjunto com a Secretaria de Agricultura do Estado, de captura e controle dos morcegos.

"Durante o treinamento, os agentes comunitários vão receber noções básicas sobre a raiva animal, biologia e comportamento dos morcegos e outras informações para suprir a carência de informações da população sobre o tema", afirma Ricardo.

Além dos agentes comunitários de saúde, profissionais do CCZ e da Visa Norte (Vigilância em Saúde) também vão participar das ações. Todos os profissionais irão trabalhar devidamente identificados. Orientações serão passadas à população sobre a importância de vacinar herbívoros - bovinos, eqüinos, suínos e ovinos – e cães e gatos.

A ação ainda inclui verificar população de tratadores e de outros profissionais que têm contato com herbívoros para verificar necessidades de medidas de prevenção a serem adotadas.

Esta é a segunda vez que a Secretaria de Saúde desenvolve o trabalho intensificado contra a raiva animal. Em 2002, a mesma estratégia foi desencadeada na Região Leste, na área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Taquaral. Na época, a ênfase foi dada para os bairros Campo Belo, Bananal, Carlos Gomes, Recanto dos Dourados e Gargantilha.

Epizootia

Campinas enfrenta epizootia de raiva em herbívoros desde 2000, quando a doença atingiu animais no Distrito de Joaquim Egídio, na região Leste da cidade. Em 2001, a doença atingiu também Souzas e a área rural do Taquaral, quando a Secretaria de Saúde confirmou 30 casos de raiva, distribuídos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos. Em 2002, foram 27 casos, sendo três em morcegos e o restante em bois e cavalos. Este ano, já foram confirmados três casos, sendo dois em morcegos na região de Barão Geraldo.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

O controle da raiva dos herbívoros deve ser feito por meio de vacinação do rebanhos e do controle da população de morcegos. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário. Em áreas onde ocorre epizootia a revacinação é obrigatória e deve ser feita a cada seis meses.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura campanha de vacinação contra a raiva para estes animais todo ano. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses mantém a vacinação durante todo ano. A vacinação é grátis.

Também é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.

Vacinação:

Confira as datas da Campanha de vacinação contra a raiva animal em Campinas:

13 e 14 de setembro: região Noroeste
20 e 21 de setembro: região Sul
27 e 28 de setembro: região Sudoeste
4 e 5 de outubro: região Leste
18 e 19 de outubro: região Norte

Volta ao índice de notícias