Clima frio e seco aumenta número de pessoas com doenças respiratórias

08/07/2003

O Pronto-Socorro Infantil (PSI) do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" registrou esta semana um aumento em mais de 80% nos atendimentos a pacientes com problemas respiratórios.

O crescimento da demanda é conseqüência da baixa umidade relativa do ar e das variações de temperatura, comuns nesta estação do ano. A situação é agravada, ainda, pelo excesso de queimadas realizadas no perímetro urbano.

Na última segunda-feira, dia 7, o PSI do Mário Gatti atendeu 412 pacientes. A média diária anual é de 250 atendimentos nesse setor.

A maioria dos casos – 80% - é de crianças com problemas respiratórios. Destes casos, pelo menos duas ou três crianças necessitam de internação.

O médico pediatra Wilson Norato, coordenador do PS Infantil, explica que esses transtornos são comuns nessa época do ano, mais precisamente de março a setembro.

No entanto, ela coloca que a população pode adotar certos cuidados para reduzir os desconfortos causados por esse fenômeno climático.

De acordo com suas instruções, e importante que as pessoas façam ingestão de muito líquido, pingando soro no nariz e tomando bastante água. "A residência precisa estar bem ventilada, da mesma forma, é importante manter uma alimentação saudável, que inclua legumes e frutas da época".

Segundo o médico Wilson Norato, locais com grande concentração de pessoas devem ser evitados. "As crianças devem ser agasalhadas de acordo com a temperatura e, em caso de febre, um banho pode ser muito bom", aconselha.

Caso a febre persista, mesmo depois do banho, o médico aconselha a ingestão de um anti-térmico. "Se o problema persistir após 48 horas, o Centro de Saúde mais próximo da casa do usuário deve ser procurado.

Volta ao índice de notícias