Campinas entrega à população mais uma unidade de saúde mental

08/07/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas inaugura às 15h30 da próxima segunda-feira, 14 de julho, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) David Capistrano da Costa Filho, na Região Sudoeste de Campinas. Este é mais um Caps inaugurado nos últimos dois anos na cidade. Atualmente, o município conta com nove unidades neste modelo. Elas integram uma rede substitutiva ao hospício. A nova unidade fica na rua Salomão Gevara, 136, no Jardim Vista Alegre.

A solenidade vai contar com a participação do Ministro da Saúde, Humberto Costa, da prefeita de Campinas, Izalene Tiene, da secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, da coordenadora de saúde mental do município, Florianita Coelho Braga, e de outras autoridades da Prefeitura e da área de saúde.

A nova unidade melhora o acesso e a qualidade do atendimento prestado à população dos bairros Vista Alegre, União dos Bairros, São Cristóvão e Dic 1. Futuramente, com a ampliação da equipe, a unidade será referência também para os cidadãos dos bairros Aeroporto e Dic 3. Até o momento, estas comunidades não possuíam Caps de referência.

Neste primeiro momento, segundo a Secretaria de Saúde, o Caps vai atender durante o dia e de segunda-feira a sexta-feira. Em breve, a unidade passará a atender 24 horas.

Os Caps é um serviço de saúde mental aberto, localizado próximo à casa do usuário. Funciona durante o dia e também nos finais de semana. No Caps, o cidadão tem acesso a psicoterapias, oficinas de trabalho e terapias medicamentosas. A equipe do Centro da Atenção Psicossocial também desenvolve várias outras atividades e, inclusive, acompanha o usuário em passeios e em casa. Também atende e orienta os familiares e, o mais importante, fica junto deles.

Atualmente, Campinas conta com os Caps Esperança, Integração, Novo Tempo, Estação e Antônio da Costa Santos. A cidade também conta com um Caps para crianças, o Cevi. Um para dependentes de álcool e outras drogas, que é o Criad, e o Craisa, que recebe adolescentes usuários de droga em situação de rua. Quatro desses Caps funcionam 24 horas e oferecem 32 leitos.

De acordo com Florianita Coelho Braga, coordenadora da área de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, é papel fundamental dos Caps recuperar vidas, recuperar biografias e, o mais importante, não permitir que o município use, no futuro, o termo reinserção social das pessoas.

"Afinal, o Programa de Saúde Mental de Campinas atua para que elas não sejam excluídas e para que continuem inseridas na vida apesar de estarem adoecidas", afirma.

Segundo a coordenadora, a cidade ainda carece de mais Caps, que estão previstos para estar em atividade nas regiões do São José, Anchieta e na área que faz fronteira com os municípios de Sumaré e Hortolândia.

Referência - Ao atender com rapidez e pioneirismo à reforma psiquiátrica de 2001, Campinas tornou-se referência em todo o País na área de saúde mental. Com uma proposta arrojada, fechou hospícios e inseriu as pessoas no meio social através de moradias e trabalho.

São 30 casas com 142 ex-moradores de hospitais e mais de 250 postos fixos de geração de renda. Além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ampliou serviços nos centros de saúde e implantou serviço psiquiátrico de plantão no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) à noite e em todos os finais de semana.

Também criou centros de convivência que reúnem usuários dos equipamentos da saúde e dos outros serviços de rede municipal de saúde. Nestes espaços, as pessoas desenvolvem trabalhos em esquema de cooperativa e participam das oficinas de dança, música, ginástica, ioga e de outros momentos de convívio.

Campinas conta, também, com dois núcleo de internação – Núcleo de Atenção à Crise e Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos -, instalados no Hospital Cândido Ferreira. Conta ainda com um outro núcleo clínico que se responsabiliza pelas pessoas que não podem contar com cuidados familiares. Atualmente, o município tem 70 pessoas nesta condição, que ainda sairão do Hospital e terão seus lares, suas casas na comunidade.

De acordo com Florianita, são essas as unidades fazem parte de uma rede substitutiva ao hospício, que tem a proposta de tratar em liberdade os seres humanos que sofrem de problemas mentais graves:

1. CAPS ESTAÇÃO (Distrito de Saúde Norte): fone- 32360933

2. CAPS TONINHO (Distrito de Saúde Sul): fone- 32713277