Prefeitura e entidades protetoras de animais convidam veterinários para discutir programa de castração

08/07/2003

Representantes da Prefeitura de Campinas, da Secretaria de Saúde, profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e entidades protetoras dos animais reúnem-se na próxima quinta-feira, 10 de julho, às 19h, no auditório da Escola Senai Dr. Eurycledes de Jesus Zerbini, com médicos veterinários da cidade. O objetivo é elaborar o programa de castração de animais para a cidade. O Senai fica na avenida da Saudade, 125, no bairro Ponte Preta. Não é necessário se inscrever antes.

A idéia, segundo a veterinária Jeanette Trigo Nasser, coordenadora do CCZ, é estabelecer uma parceria com estes profissionais da iniciativa privada para que eles façam castração a preços mais baratos ou gratuitamente para populações de baixa renda.

Também será tratada, na ocasião uma proposta de divulgação dos nomes de veterinários e clínicas de animais que vierem a contribuir na recuperação de animais destinados a feiras de adoção.

A reunião é parte das discussões promovidas pela Prefeitura para a implementação de uma política de controle da população animal na cidade. Neste sentido, a Secretaria de Saúde acaba de adotar uma série de medidas. Dentre elas, está estabelecendo parceria com universidades para que as escolas de veterinária possam fazer mutirão de castração.

A Secretaria de Saúde está organizando, ainda, uma campanha educativa direcionada à população sobre posse responsável de animais. Também desencadeou o processo de compra de materiais para equipar as salas de cirurgia de castração do CCZ.

Piloto - Profissionais das equipes do Paidéia do CS Florence (Centro de Saúde), na Região Noroeste de Campinas, desenvolveram, no ano passado um "piloto" da Secretaria de Saúde para a implantação do programa de controle da população animal. O trabalho reuniu profissionais do Centro de Saúde Florence, do CCZ e teve a parceria do Gaar (Grupo de Apoio aos Animais de Rua).

O piloto incluiu conscientização das pessoas sobre a importância de não deixarem animais soltos nas ruas e sobre a necessidade da castração. Também foi feita pesquisa da população de cães e gatos e cadastro de 20 animais que, depois, foram submetidos à esterilização. Antes da cirurgia, os profissionais de saúde reuniram-se com a comunidade para explicar como é o processo de esterilização e porque é necessário fazê-lo. As pessoas foram informadas também sobre cuidados a serem adotados antes e após o procedimento.

Durante a pesquisa, os profissionais também procuraram cadastrar animais com alguma doença e encaminhá-los para tratamento. Animais abandonados foram cadastrados e houve pesquisa na própria comunidade para checar interessados em adoção.

O CS Florence é referência para 31 mil pessoas de 12 bairros e cinco ocupações da região Noroeste de Campinas.