Opas escolhe Campinas para pesquisa sobre experiências inovadoras em saúde mental

11/07/2003

Campinas acaba de ser escolhida pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) para um estudo da Universidade de Harvard sobre experiências municipais inovadoras em saúde mental. A escolha foi em comum acordo com o Ministério da Saúde.

Apenas duas cidades brasileiras farão parte da pesquisa. A outra é Sobral, no Ceará. O município será visitado, a partir de fins de agosto e início de setembro, por pesquisadores da Harvard. O estudo será publicado pela Opas e pela universidade.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Godinho Delgado, a escolha de Campinas se deve ao reconhecimento, por parte do Ministério e da Opas, dos bons resultados obtidos pela Administração Municipal na implantação de uma rede comunitária de atenção psicossocial eficiente e humana.

Reconhecimento

A reforma psiquiátrica que vem sendo implementada em Campinas está sendo reconhecida como inovadora pelas mais importantes instituições de saúde do País.

Em dezembro de 2001, na 3ª Conferência Nacional de Saúde Mental, realizada em Brasília, o Programa de saúde mental de Campinas, juntamente com os trabalhos de outros dez municípios, foi contemplado com o Prêmio David Capistrano, do Ministério da Saúde, que premia experiência exitosas em saúde mental.

A cidade também consta entre os onze municípios brasileiros para os quais o Ministério repassou recursos para capacitação de profissionais nessa área.

Em maio de 2003, durante o Mês da Luta Antimanicomial, Campinas, ao lado de outras cinco cidades, recebeu o "troféu de reconhecimento pela experiência do modelo de saúde mental para a inclusão".

Ainda nesse mesmo mês, o programa de saúde mental de Campinas recebeu da DIR (Direção Regional de Saúde) de São José dos Campos o troféu de reconhecimento do modelo Desafio para Inclusão.