Ministro da Saúde reinaugura Centro de Oncologia no Mário Gatti

11/07/2003

Às 10h desta segunda-feira, 14 de julho, com a presença do ministro da Saúde, Humberto Costa, o Hospital Municipal Dr. Mario Gatti (HMMG) reinaugura seu serviço de oncologia, que funcionará no mesmo prédio onde vem funcionando há 23 anos o Serviço de Radioterapia.

A solenidade vai contar, ainda, com a participação da prefeita de Campinas, Izalene Tiene, da secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, entre outras autoridades.

O serviço de oncologia do Mário Gatti, por sugestão da prefeita Izalene Tiene, receberá o nome de "Prefeito Antônio da Costa Santos".

O prédio passou por uma reforma, iniciada há quatro meses, que despendeu recursos do orçamento municipal na ordem de R$ 120 mil.

Na ocasião, Humberto Costa fará a entrega da nova pastilha de cobalto para o aparelho de radioterapia, que foi importada do Canadá a um custo de R$ 490 mil, recursos também provenientes do orçamento municipal.

Assim que a nova pastilha de cobalto for instalada, o número de aplicações será aumentado em 50%. Isso quer dizer que o serviço, que hoje beneficia mensalmente uma média de 1.940 pacientes, passará a contemplar 2.910.

Quimioterapia

A diretoria do HMMG tambem vai aproveitar a visita do ministro da Saúde para anunciar a implantação da ala de quimioterapia no Hospital.

Para inaugurar o serviço, a Secretaria Municipal de Saúde está solicitando credenciamento junto aos governos estadual e federal, na área da Saúde.

O setor de quimioterapia, no Mário Gatti, terá capacidade instalada para atender, em média, dez pacientes ao dia e vai funcionar das 7h às 12h, o que vai perfazer um total de aproximadamente 200 casos novos ao ano.

Atualmente o usuário do SUS, em Campinas, pode fazer este tratamento no Hospital de Clínicas da Unicamp, no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC de Campinas e Real Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Para o novo serviço, foram contratados, com recurso aprovados no Orçamento Participativo 2002, dois médicos oncologistas, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um farmacêutico e uma recepcionista.

O Centro Oncológico contará, também, com a equipe que já atuava no serviço de radioterapia: dois médicos radioterapeutas, seis técnicos em radioterapia, dois auxiliares de enfermagem, uma técnica de enfermagem, uma psicóloga, um físico, um assistente administrativo e uma recepcionista.

Atendimento integral

A médica Jane M.M. Rocha Lima, coordenadora do Centro de Oncologia do HMMG, explica que o Hospital Mário Gatti vai oferecer um tratamento integral ao portador de câncer, visando integrar o paciente da Oncologia no Programa de Humanização hospitalar do HMMG.

Conforme explica a médica, essa humanização passa pelas reuniões com familiares, formação de grupos de acolhimento, música ambiente na sala de aplicações, brinquedoteca para as crianças e biblioteca circulante para pacientes.

Além disso vai propiciar ao paciente a realização de exames para estadiamento tumoral, tratamento convencional na dor oncológica, cuidados paliativos, atendimento domiciliar, reabilitação e cirurgia oncológica.

A partir de agosto o Serviço passará a investir na área de formação profissional, com estágios para residentes em Oncologia clínica e Psico-oncologia.

O que é quimioterapia

Tratamento clínico com drogas que inibem proliferação celular. Esses medicamentos, chamados quimioterápicos, atuam combatendo as células doentes, destruindo e/ou controlando seu desenvolvimento. Podem ser ministradas isoladamente (monoquimioterapia) ou combinadas (poliquimioterapia). Sendo esta última a que apresenta resultados mais eficazes, pois consegue maior resposta a cada aplicação, diminui o risco de resistência às drogas e consegue atingir as células em diferentes fases do seu ciclo.

O que é radioterapia

A radioterapia consiste na utilização de radiações ionizantes para destruir células tumorais. Esse processo danifica o material genético da célula do tumor e evita que ela cresça e se reproduza. A quantidade de sessões, radiação utilizada e o tempo de exposição é determinada pelo tipo e tamanho do tumor.