Saúde promove bloqueio para raiva animal no Proença

15/07/2003

Cães e gatos serão vacinados nesta terça-feira. Medida é necessária porque um caso de raiva animal, em morcego, foi confirmado na última segunda-feira, 14

Equipes do CCZ (Centro do Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Campinas promovem durante toda esta terça-feira, 15 de julho, vacinação contra a raiva em cães e gatos num raio de 500 metros nas imediações da rua 29 de Janeiro, no bairro Proença, Região Leste da cidade.

A medida, chamada tecnicamente de bloqueio, está sendo adotada porque o Instituto Pasteur, de São Paulo, confirmou nesta segunda-feira, 14 de julho, um caso de raiva em um morcego não hematófago – que não se alimenta de sangue. Um morador encontrou o animal caído morto em frente ao número 51 da rua 29 de Janeiro e acionou o CCZ, que encaminhou a espécie para o laboratório.

Concomitante à vacinação dos cães e gatos, os profissionais de saúde também desenvolvem trabalho educativo com população. Cidadãos são esclarecidos quanto à raiva animal e informados sobre como proceder se encontrar algum morcego vivo ou morto.

Desde o início de 2003, quatro casos de raiva em morcegos foram registrados no município, sendo dois na área de Barão Geraldo, um na Região Sul e o caso confirmado ontem no Proença.

Em vigília - De acordo com o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, do CCZ de Campinas, o aparecimento de morcegos contaminados pela em raiva em áreas urbanas do município preocupa a Secretaria de Saúde.

As ocorrências, segundo ele, vêm desencadeando campanhas educativas e têm levado o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e os Centros de Saúde a intensificar a busca por estes animais em toda cidade. "Morcegos caídos no chão mortos ou com dificuldades de vôo podem estar doentes e transmitir a raiva para os outros animais e para o homem", diz.

Ricardo afirma que os morcegos só vão colocar a saliva em contato com algum animal ou com o homem no momento de morder e esta mordida é uma reação natural, para se defender. "Por isso, é importante que as pessoas nunca manipulem morcegos", informa.

A raiva animal é uma doença sempre fatal e pode atingir o homem se ele mantiver contato com algum animal infectado. Então, no caso de morcego encontrado caído morto ou vivo, o correto é recolhê-lo com a ajuda de uma vassoura e uma pá, por exemplo, e entrar em contato com o CCZ ou com o Centro de Saúde. "Somente pessoas autorizadas, com capacitação técnica ou pré-expostas à raiva devem ter contato com morcegos", informa o veterinário.

Pessoas pré-expostas são aquelas que, por desenvolverem atividades que oferecem risco de contágio da raiva – como tratadores de animais ou profissionais que lidam com morcegos -, são submetidas a um procedimento (vacinação) que protege contra a doença.

Ricardo diz ainda que o problema de morcegos em áreas urbanas, em prédios inclusive, é comum nas cidades grandes com características como as de Campinas. Se a população tiver alguma queixa neste sentido, o correto é se informar sobre como proceder e solicitar ajuda ao CCZ de Campinas pelos telefones 3245 1219 ou 3245 7181 ou 3245 2268.

Ricardo informa ainda que existem alguns artefatos, algumas formas de colocar barreiras para impedir a entrada de morcegos nestes locais. "Também existem técnicas de engenharia que podem ser adotadas para impedir que morcegos tomem estes locais como abrigos", completa.

Epizootia - Campinas enfrenta epizootia de raiva em herbívoros desde 2000, quando a doença atingiu animais no Distrito de Joaquim Egídio, na região Leste da cidade. Em 2001, a doença atingiu também Sousas e a área rural do Taquaral, quando a Secretaria de Saúde confirmou 30 casos de raiva, distribuídos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos. Em 2002, foram 27 casos, sendo três em morcegos e o restante em bois e cavalos.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde, o CCZ ou, no caso de área rural, o Escritório de Defesa Agropecuária se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura promove campanhas anuais de vacinação contra a raiva para estes animais. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses mantém a vacinação durante todo ano. As doses são gratuitas.

Também é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.

Vacinação - Confira as datas da Campanha de vacinação contra a raiva animal em Campinas:

13 e 14 de setembro: região Noroeste
20 e 21 de setembro: região Sul