Saúde intensifica vacinação contra hepatite B para menores de 20

17/07/2003

Mais de 20 mil brasileiros morrem por ano no Brasil em conseqüência das hepatites mais graves, do tipo B e C

A Secretaria de Saúde de Campinas está incrementando a estratégia de vacinação contra a hepatite B na cidade. O objetivo principal é ampliar o número de doses aplicadas na população jovem, com até 20 anos.

Nesta sexta-feira, 18 de julho, a coordenação da vigilância epidemiológica municipal reúne-se com técnicos dos Distritos de Saúde do município para avaliar a vacinação nos escolares.

Na reunião, a vigilância vai sugerir alternativas para aumentar o número de jovens vacinados. Uma delas é que as equipes dos CSs (centros de saúde) e dos módulos de saúde da família conscientizem professores das escolas de suas respectivas áreas sobre a gravidade da doença e as maneiras de evitá-la. E os professores, por sua vez, repassariam as informações aos alunos, orientando-os a procurar os serviços de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites mais graves, dos tipos B e C, matam mais de 20 mil brasileiros por ano. São responsáveis pela metade dos transplantes de fígado e o contágio é muito fácil. A informação foi divulgada na última quarta-feira, 16 de julho, data que marca o Dia Mundial de Combate à Hepatite.

A vacina para a hepatite B é oferecida gratuitamente em todos os Centros de Saúde de Campinas para menores de 20 anos. Também está disponível para pessoas com maior risco de contrair esta doença, como profissionais de saúde, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise e portadores de hepatite C, entre outros.

De acordo com técnicos do programa de imunização da Secretaria de Saúde de Campinas, desde 1998, os recém-nascidos já são vacinados contra a hepatite B pelos centros de saúde municipais. Após 2001, as doses também passaram a estar disponibilizadas para pessoas com até 20 anos.

"Queremos intensificar a estratégia orientando, informando e estimulando a vacinação contra hepatite B, com enfoque para os adolescentes", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas. Brigina ressalta que a vacinação de todos os jovens e crianças é um passo muito importante para o controle e erradicação da doença.

A vacinação contra a hepatite B é constituída de três doses, sendo necessário haver um intervalo de seis meses entre a primeira e a última dose. Para que a imunização ocorra, é muito importante que as três doses sejam aplicadas.

Saiba sobre a hepatite - A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como álcool e remédios. Os vírus mais comuns são o A, B, o C e o D. Quando crônicas, algumas hepatites podem originar cirrose e até mesmo câncer de fígado em adultos. Os sintomas não são facilmente detectados.

Sintomas – Os primeiros sinais da hepatite lembram o de uma forte gripe. A pessoa se sente cansada, meio tonta, com vontade de vomitar. Alguns indivíduos têm febre. Dor na região do fígado também é outro sintoma comum. O corpo fica amarelado, principalmente os olhos, a urina escura e as fezes brancas. É preciso ficar atento porque nem sempre aparecem sintomas.

Muitas pessoas pegam o vírus da hepatite B ou C e demoram anos para perceber que estão com algum problema. Só com exames de sangue detalhados é possível saber se a pessoa está ou não com hepatite.

Brigina Kemp orienta que a pessoa procure logo um centro de saúde se perceber qualquer um destes sintomas. A enfermeira informa que a hepatite B, na maioria das vezes, pode levar anos até revelar o primeiro sintoma. Muitas vezes a cura se dá com o tempo, sem tratamento.

"Mas em algumas pessoas a doença fica escondida e causa sérios problemas no fígado. Neste caso, a pessoa pode infectar outra sem saber", diz Brigina.

Como evitar – A hepatite B é bastante comum e de fácil contágio transmitida pelo sexo, pelo compartilhamento de agulhas e seringas e, para bebês, durante a gravidez e parto. Por isso, não compartilhe agulhas e seringas ao usar drogas injetáveis. Também não compartilhe o mesmo "canudinho" para cheirar cocaína.

Exija material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, nos salões de beleza, lojas de tatuagem e piercings. Use sempre camisinha nas relações sexuais.

Na rede pública de saúde, a vacina contra a hepatite B está disponível para:

Todos os cidadãos menores de 20 anos

Independentemente da faixa etária, as doses estão disponíveis para:
Profissionais que exerçam atividade na área da saúde, preferencialmente nos cursos de graduação, do setor público e privado
Policiais civis e militares
Podólogos e manicures
Tatuadores
Auxiliares de necrópsia do Instituto de Medicina Legal
Profissionais de funerárias responsáveis pelo preparo dos corpos
Coletores de lixo hospitalar e domiciliar
Carcereiros de delegacias e penitenciárias
Profissionais do sexo