Saúde amplia participação na coleta seletiva do município

22/07/2003

Agentes comunitários de saúde de Campinas começam a ser capacitados, na próxima sexta-feira, 25 de julho, para atuar na expansão da coleta seletiva na cidade. No treinamento, eles receberão instruções sobre a destinação adequada de resíduos domiciliares e serão informados sobre a importância da coleta seletiva e dos trabalhos das cooperativas de reciclagem. A idéia é que os agentes de saúde repassem essas informações para a população durante suas atuações em campo.

As aulas serão ministradas pelos técnicos do DLU (Departamento de Limpeza Urbana). Os primeiros a serem capacitados são os agentes comunitários dos CSs (Centros de Saúde) Figueira, Santa Odila, Vila Ipê e São Vicente.

Em seguida, os agentes dos Centros de Saúde Taquaral e Sousas recebem o treinamento. No mês de agosto, com a expansão gradativa das áreas de coleta seletiva, os agentes dos centros de saúde da Região Sudoeste também serão capacitados.

No total, mais de 100 agentes comunitários serão treinados para esclarecer a população sobre a importância do Programa de Coleta Seletiva. Segundo o biólogo Daniel de Freitas, coordenador da Visa (Vigilância em Saúde) Sul, o envolvimento dos agentes comunitários na questão da destinação adequada dos resíduos é fundamental para promover a saúde.

"Para que as pessoas estejam livres das doenças, elas precisam morar num ambiente seguro garantido, em grande parte, pela coleta seletiva de lixo", diz Daniel.

O biólogo afirma que a Secretaria de Saúde, por meio das Vigilâncias em Saúde, tem participado ativamente, junto com o DLU, dos grupos de trabalho para melhoria do Programa de Coleta Seletiva em Campinas. A partir de 9 de setembro serão incluídos no Programa novos bairros e a saúde vai trabalhar ativamente, através dos agentes comunitários de saúde, na divulgação dos dias e horários e sensibilização dos moradores.

Volta ao índice de notícias