Saúde reforça fiscalização do comércio de águas minerais

23/07/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas vai reforçar a fiscalização do comércio de água mineral em áreas de serviço de postos de combustíveis. Estes locais não estão licenciados pela Vigilância Sanitária para a comercialização de alimentos e de qualquer produto alimentício.

De acordo com a Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais), o consumo de água mineral de garrafão plástico retornável no Brasil já chega a 57%. E, segundo a mesma associação, a comercialização deste item nos postos de combustíveis também vem crescendo.

Segundo a técnica de alimentos Eliane Anichiarico, da Visa Leste, os garrafões retornáveis de água mineral natural são suscetíveis a contaminações se armazenados ou manipulados de forma inadequada. "No caso do posto de combustível um respingo ou mesmo a manipulação do frentista pode contaminar o produto com substâncias químicas", afirma.

Além disso, afirma Eliane, se produto ficar exposto ao sol, pode favorecer a proliferação de algas. A técnica diz ainda que os galões não podem estar colocados diretamente no chão, nem em postos de combustíveis nem em qualquer outro depósito.

"Se a vigilância constatar o comércio de galões de água em áreas de serviço de postos, o produto será apreendido e inutilizado", diz Eliane.

O reforço que está sendo implementado em Campinas atende a resolução do Centro de Vigilância Sanitária Estadual. No entanto, a questão da fiscalização de água mineral natural já tem sido foco da Secretaria de Saúde de Campinas conforme determina resolução RDC-54 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ao adquirir o produto, o consumidor deve observar se os galões não estão armazenados no chão, se o rótulo traz informações como procedência, data de envase e validade, licença no Ministério da Saúde e no Ministério das Minas e Energia e quantidade de minerais. Ao constatar qualquer irregularidade, a pessoa pode denunciar a situação à Vigilância Sanitária pelo 156 da Prefeitura ou nas Vigilâncias Sanitárias dos Distritos de Saúde.

Volta ao índice de notícias