Saúde investe em ginástica chinesa para combater a dor nas costas

25/07/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas tem investido na ginástica chinesa lian gong (lê-se liam cum) para combater dores articulares, principalmente a dor nas costas. O mal ataca milhares de campineiros e é o segundo motivo que mais leva adultos ao Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (CRST) do município.

E o agravo não está restrito somente a Campinas. Levantamento do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, divulgado esta semana, revela que a dor nas costas é a segunda queixa mais freqüente entre adultos e idosos que procuram ajuda médica. De acordo com profissionais da área de reumatologia, 80% dos brasileiros já sentiram ou vão sentir essa dor forte na coluna, muitas vezes chamada de lombalgia.

Atualmente, o lian gong já está disponível em 18 dos 46 Centros de Saúde e em 5 outros serviços de saúde do município para funcionários e usuários. No saguão da Prefeitura, os trabalhadores do Paço podem praticar a ginástica chinesa às quartas e sextas-feiras, às 8h.

A prática começou a ser expandida na rede municipal de saúde em janeiro de 2002 numa cesta de terapias alternativas que passou a ser oferecida para os usuários através do Projeto Corpo em Movimento.

O objetivo do projeto é ampliar as ofertas para a atenção às dores crônicas e às patologias da coluna vertebral. O Corpo em Movimento inclui também ginástica postural, técnicas naturais de auto-cuidado e a Escola de Coluna.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, ao disponibilizar terapias complementares em locais próximos das casas dos usuários, nos Centros de Saúde e noutros serviços da rede, a Secretaria de Saúde pretende intervir na qualidade de vida das pessoas. "Queremos oferecer possibilidades para auto-cuidado, além da terapia medicamentosa. Pretendemos avaliar os resultados cientificamente", afirma.

De acordo com dados do Departamento Administrativo da Secretaria de Saúde, desde que a ginástica começou a ser difundida entre servidores da saúde e usuários, o consumo do antiinflamatório diclofenaco sódico tem diminuído. No início de 2002, o consumo chegou a 625.270 unidades por mês. Atualmente, a média mensal já atinge 485 mil comprimidos.

De acordo com a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, diretora administrativa da Secretaria de Saúde, o consumo de diclofenaco sódico pode provocar efeitos colaterais sérios como piora dos quadros de gastrite e de úlcera gástrica e hipertensão.

Maria do Carmo diz que, embora a redução no consumo do antiinflamatório seja evidente, por enquanto, a Secretaria de Saúde ainda está avaliando se a queda está relacionada com a prática da ginástica. "Um dos objetivos é realmente diminuir o consumo de remédios", diz.

A coordenadora do CRST, Andréa Marques Tavares, informa que as causas das dores nas costas podem ser várias. Dentre elas, reumatismos, postura errada associada com esforço e degeneração pela idade entre outras. "É difícil caracterizar a dor nas costas como problema ocupacional. É complicado fazer esta relação. Porém, acolhemos todos que procuram nosso serviço para buscar o diagnóstico", afirma.

De acordo com Andréa, a ginástica chinesa ajuda bastante na prevenção contra as dores articulares. E também funciona como um aquecimento para o trabalho. "Ajuda na prevenção e a melhorar a postura", diz.

Serviços de Saúde que desenvolvem Liam Gong

Centro de Referência à Saúde do Trabalhador

Centro de Atenção Psicossocial Antônio da Costa Santos (Caps)

Centro de Saúde São Domingo

Centro de Saúde São José

Centro de Saúde São Vicente

Centro de Saúde Vila Ipê

Centro de Saúde 31 de Março

Centro de Saúde Costa e Silva

Centro de Saúde Taquaral

Centro Referência e Informação sobre Álcool e Drogas (Criad)

Centro de Saúde Sousas

Centro de Saúde São Quirino

Paço Municipal

Centro de Saúde União Bairros

Centro de Saúde Capivari

Centro de Saúde São Cristóvão

Centro de Saúde Integração

Centro de Saúde Floresta

Centro de Saúde São Marcos

Centro de Saúde Boa Vista

Centro de Saúde Padre Anchieta

Centro de Reabilitação Física

Centro de Referência e Atenção Integral à Saúde do Adolescente (Craisa)

Centro de Saúde Barão Geraldo

Volta ao índice de notícias