Estiagem aumenta demanda no PS do Mário Gatti em 20%

31/07/2003

A demanda média no Pronto-Socorro Adulto do Hospital Mário Gatti aumentou em aproximadamente 20% no últimos 15 dias, passando de 450 para 610 casos atendidos diariamente. O aumento se deve, segundo os médicos, à queda da umidade relativa do ar e à oscilação constante da temperatura.

No Pronto-Socorro Infantil a situação também é igual. Segundo o coordenador do PS Socorro Infantil do Hospital Mário Gatti, Wilson Norato, o número de casos aumentou em cerca de 30% nesse período, chegando a aproximadamente 300 consultas por dia, quando a média normal é de 240 consultas.

As doenças mais comuns nesse período são as que atingem as vias respiratórias, como resfriado, gripe, bronquite e asma brônquica. Elas acometem pessoas de qualquer idade, mas quem mais sofre, devido principalmente às condições físicas, são as crianças e os idosos.

Conforme o diretor técnico do Mário Gatti, Ricardo Abud Gregório, todos os casos que chegam no PS são avaliados primeiramente no Setor de Acolhimento, onde é realizada uma classificação. Os pacientes mais graves são encaminhados para a Sala Vermelha, onde recebem o atendimento emergencial. Já os menos problemáticos precisam aguardar na sala de espera para o atendimento rotineiro do local.

O PS Adulto conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma Enfermaria para Doentes Graves. Trabalham em toda ala, incluindo a Sala Vermelha, 10 médicos, 13 auxiliares de enfermagem e 2 enfermeiros.

De acordo com boletim encaminhado ontem pelo Cepagre da Unicamp à Defesa Civil de Campinas, o índice da umidade relativa do ar está em 40%. Na semana passada, ele era de 23% e, após isso, havia subido chegando a 53% na última terça-feira. A melhora, segundo os técnicos, foi devido à massa de ar frio proveniente do sul do país. Agora, a temperatura voltou a subir, provocando nova queda no percentual. Conforme a direção DC, a umidade ideal, que é acima de 60%, somente será atingida quando voltar a chover no município.

Esta matéria é uma colaboração do jornalista Donizete Vieira, assessor de imprensa da Prefeitura de Campinas, ao Portal da Saúde.

Volta ao índice de notícias