Saúde inicia combate a escorpiões em dois bairros de alto risco

31/07/2003

O Distrito de Saúde da região Sudoeste de Campinas coloca em prática em agosto, na Vila União e no Jardim Letícia, um projeto para combater escorpiões e reduzir riscos de acidentes ocasionados pelos animais peçonhentos. No ano passado, 20% (50 casos) dos atendimentos na Saúde Ambiental do Distrito Sudoeste foram relativos a algum tipo de problema provocado pelo aracnídeo.

Os dois bairros são considerados de alto risco por terem colônias de escorpiões do tipo amarelo (Tityus serrulatus), cuja picada pode ser letal. Outros bairros da região, de médio risco, fazem parte do trabalho preventivo de rotina.

Na região Sudoeste de Campinas foram registrados oito acidentes com escorpiões em 2001; cinco, em 2002; e três, neste ano. No Estado de São Paulo, de 1988 a 1998 foram registrados 15,2 mil acidentes com escorpiões e 31 óbitos.

"Suspeita-se que o número de acidentes seja maior que o notificado", afirmou médico veterinário da Secretaria de Saúde de Campinas, Claudio Castagna. Ele explica que alguns casos não são notificados e em outros as pessoas nem chegam a procurar o Centro de Saúde.

Ações - Projeto de Educação Sanitária reuniões com síndicos de condomínios e com entidades representativas da comunidade. Nos centros de saúde e nas escolas serão realizadas oficinas sobre escorpiões e pragas urbanas. "Nosso objetivo é formar agentes multiplicadores das medidas preventivas", disse Castagna. Boletins informativos sobre o assunto também serão distribuídos para a população.

Prevenção - No trabalho desenvolvido com a comunidade, o Distrito explica as medidas preventivas mais eficazes como substituir os ralos da casa por modelos do tipo "abre e fecha" ou vedá-los com uma pedra chata ou borracha; trocar os espelhos quebrados de interruptores ou vedá-los com fita adesiva, papelão ou isopor; vedar os pontos de luz do teto com massa corrida ou fira adesiva; manter pias e tanques tampados; vedar caixas de gorduras; rebocar paredes de tijolo baiano; limpar os locais onde haja acúmulo de entulho, material de construção ou madeira, entre outros.

Castagna ressalta que o centro de saúde deve ser notificado toda vez que um escorpião for encontrado, mesmo que não tenha havido acidentes.

Socorro – Em caso de acidente com escorpião, deve-se levar a vítima o mais rápido possível ao Centro de Saúde. Se possível, o escorpião junto. A picada provoca dor muito forte que se irradia por todo braço ou perna.

A gravidade dos acidentes varia de acordo com o local da picada, quantidade de veneno injetado, idade e peso da vítima. O veneno tem ação neurotóxica, ou seja, atua principalmente no sistema nervoso.

Os acidentes mais freqüentes variam de leves a moderados. Nos casos graves, além da anestesia local, o paciente recebe soro antiescorpiônico.

Esta matéria é uma colaboração da jornalista Cláudia Xavier, assessora de imprensa da Prefeitura de Campinas, para o Portal da Saúde.

Volta ao índice de notícias