CS Integração leva assistência a pessoas com dificuldades de se locomover

01/07/2004

Toda sexta-feira, a partir das14h, moradores do conjunto residencial Sirius, na região Noroeste de Campinas, recebem a visita de um grupo constituído por profissionais da equipe amarela do Programa Paidéia do Centro de Saúde (CS) Integração e por ex-alunos das áreas de Terapia Ocupacional e de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e que ainda mantêm contato com a universidade.

As visitas semanais são parte do trabalho desenvolvido há três meses pelo CS Integração naquele condomínio. O objetivo é melhorar a assistência às pessoas que têm dificuldades de se locomover e que, por isso, têm menos acesso aos serviços de saúde e à vida em comunidade. A idéia, segundo o Centro de Saúde, é ampliar o trabalho para mais conjuntos residenciais na sua área de abrangência.

Durante os encontros, o grupo de moradores desenvolve uma série de atividades como dinâmicas, jogos e até chá-da-tarde. Os participantes ainda são orientados sobre cuidados que devem ser adotados para manter a boa saúde e recebem noções de cidadania.

Segundo a agente de saúde Leni Leda Zambotti, do CS Integração, foram detectadas muitas pessoas no condomínio que, por terem dificuldades de se locomover, viviam isoladas da comunidade. Assim, o grupo foi projetado para reinserir essas pessoas à vida social, diminuindo os casos de depressão. "Fazemos uma série de atividades, como dinâmicas, conversas e jogos. Os próprios participantes do grupo organizam um chá-da-tarde, momento em que se conhecem e fazem amizades. E, durante a vivência, podemos fazer orientações de higiene, saúde bucal e controle de pressão, entre outras. Os próprios pacientes relatam melhora na saúde e a atribuem a este trabalho", diz Leda.

A agente de saúde afirma ainda que, além dos idosos, pessoas de outras faixas etárias participam do grupo. "Esses cidadãos formam vínculos com o pessoal da terceira idade e acabam por estender esse vínculo para o dia-a-dia em outras ações. Os idosos realmente voltam a ter um convívio social", diz Leda.

O Centro de Saúde Integração fica na rua Zocca, 161, e se responsabiliza por uma população de 28 mil habitantes de seis bairros e uma favela da região Noroeste de Campinas. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 21h, e acolhe 350 pessoas por dia para os mais diversos procedimentos entre exames, consultas, atividades em grupo. Os telefones são 3229-9868 e 3729-8401. O CS Integração possui um Conselho Local de Saúde ativo que reúne-se sempre às 19h das segundas segundas-feiras de todo mês, na própria unidade. As reuniões são abertas à comunidade.

Volta ao índice de notícias