Secretaria quer melhorar vacinação contra hepatite B na população de 5 a 19 anos

05/07/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas quer aproveitar o período de férias para melhorar a cobertura vacinal da hepatite B em crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. A estratégia é indicação da Divisão de Imunização do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) – responsável pelo esquema de vacinação no Estado. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na semana passada, revela que 57% das pessoas nesta faixa etária ainda não foram imunizadas contra a doença.

"Para melhorar este o índice, queremos convocar os pais e responsáveis para que levem os filhos nesta faixa etária aos centros de saúde, onde as doses estão disponíveis de graça", diz o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, da Vigilância em Saúde de Campinas. De acordo com Vicente, a hepatite B é uma doença grave e a vacinação precoce das crianças e adolescentes é o mecanismo mais seguro e eficaz para proteger a população.

No estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 23 milhões de doses já foram aplicadas nos últimos cinco anos e cerca de 6,1 milhões de crianças e adolescentes já receberam o esquema completo, que inclui três doses da vacina. A primeira é aplicada, geralmente, após o nascimento. As outras duas acontecem, respectivamente, um e seis meses depois da primeira.

"Crianças, adolescentes e pessoas expostas à doença podem e devem procurar o Centro de Saúde de sua região para receber as doses. O cidadão deve levar o cartão de vacinação e poderá receber todas as vacinas necessárias. Caso não tenha o cartão, vai receber um no ato da vacinação", afirma Vicente.

Em Campinas, segundo informações da Saúde Coletiva, a vacina contra a hepatite B está disponível na rede municipal de saúde, para recém-nascidos desde, 1998. Após 2001, as doses também passaram a estar disponibilizadas para pessoas com até 19 anos (19 anos, 11 meses e 29 dias) e também para pessoas com maior risco de contrair esta doença, como profissionais de saúde, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise e portadores de hepatite C, entre outros.

A Secretaria de Saúde de Campinas ressalta, ainda, que a vacinação para adolescentes está disponível em todos os Centros de Saúde, qualquer dia da semana, no horário habitual de funcionamento dos mesmos, durante todo o ano.

A hepatite B é transmitida através do contato direto com sangue e secreções de pessoas infectadas, por via sexual; materno-fetal (mãe para filho na gestação e durante o parto); transfusão de sangue e derivados sem controle de qualidade; exposição a agulhas ou outros instrumentos contaminados (profissionais de saúde, tatuagens, usuários de drogas injetáveis, entre outros).

Na rede pública de saúde, a vacina contra a hepatite B está disponível para:

Todos os cidadãos menores de 20 anos

Independentemente da faixa etária, as doses estão disponíveis para:

Profissionais que exerçam atividade na área da saúde, preferencialmente nos cursos de graduação, do setor público e privado

Policiais civis e militares

Podólogos e manicures

Tatuadores

Auxiliares de necrópsia do Instituto de Medicina Legal

Profissionais de funerárias responsáveis pelo preparo dos corpos

Coletores de lixo hospitalar e domiciliar

Carcereiros de delegacias e penitenciárias

Profissionais do sexo