Projeto identifica áreas de risco de acidentes com aranha armadeira

06/07/2004

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Núcleo Ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste, concluiu nesta terça-feira, 6 de julho, o trabalho de campo do Projeto Armadeira no Parque Eldorado dos Carajás. A ação consiste em mapear áreas com alto de risco de acidentes com aranhas armadeiras, espécie que possui um veneno potente e um comportamento defensivo acentuado, o que a torna agressiva.

O trabalho, inédito em Campinas, visa diminuir o número de acidentes com esta aranha, responsável pela maioria dos ataques desse tipo de animal. Segundo a Visa Sudoeste, de 1998 a 2000, foram notificados 17 acidentes com aranhas naquela região. No entanto, os dados referem-se apenas a pessoas que foram atendidas nos Centros de Saúde e o número de ocorrências, segundo estimativas da Visa Sudoeste, é bem maior. Em Campinas, o serviço de referência para este tipo de acidente é o Centro de Controle de Intoxicações da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Projeto Armadeira começou pelo Parque Eldorado dos Carajás porque na área há uma demanda grande da população quanto a ocorrências com esta espécie. O problema foi identificado durante as atividades dos agentes comunitários de saúde da região Sudoeste e também por meio de reclamações feitas pela população ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e pelo telefone 156 da Prefeitura.

Durante os trabalhos em campo, técnicos da vigilância sanitária visitaram residências, principalmente as próximas da área verde e do córrego do bairro. Foram aplicados questionários, observadas condições que favorecem o aparecimento da aranha e feita a coleta de espécimes para estudo da biologia do animal. A intenção é descobrir os hábitos da aranha, identificar situações que favorecem a aproximação do aracnídeo com a população e como evitar este contato.

A Visa/Sudoeste aproveitou para dar orientações básicas à população. "Destacamos a importância do cuidado com o quintal, que deve ser mantido limpo, sem acúmulo de materiais como tijolos, telhas, madeiras e mato alto. O ambiente limpo serve como barreira para aranha e separa as casas do córrego e das áreas verdes", diz o biólogo Edilson Soave, supervisor do controle ambiental da Visa/Sudoeste.

Segundo o biólogo, o bairro tem um grande número de bananeiras, planta onde as aranhas costumam se concentrar, principalmente entre as folhas e os cachos. "Advertimos a população para que adotem cuidados quando forem mexer com a bananeira, para prevenir acidentes", diz Edilson.

Segundo Edilson, com os dados e informações recolhidos durante o projeto, a equipe pretende elaborar um boletim informativo, montar barracas educativas e orientar a população, nas reuniões com as associações de amigos do bairro.

O biólogo orienta a população para que telefone ao 156 da Prefeitura nos casos de infestação por aranhas ou qualquer outro animal peçonhento. Os próximos bairros abordados pelo Projeto Armadeira são o Jardim Santo Antônio e o Jardim Rosalina, na abrangência dos Centros de Saúde Dic I e Dic III.