Prefeitura Municipal de Campinas convoca 65 auxiliares de enfermagem

06/07/2004

Talita El Kadri

A Prefeitura Municipal de Campinas convocou, na última semana, 65 auxiliares de enfermagem para os serviços da rede municipal de saúde, sendo 11 para o Hospital Municipal Mário Gatti. O procedimento foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (RH) para atender a demanda da Secretaria Municipal de Saúde. A convocação foi publicada no Diário Oficial e os interessados já iniciaram processo de contratação.

Com estas contratações, a Secretaria de Saúde pode ampliar e completar equipes do Paidéia nos diversos serviços e em locais como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Hospital Municipal Mário Gatti. "Com a ampliação, podemos melhorar ainda mais a qualidade do atendimento à população", diz o médico sanitarista Roberto Farias, diretor municipal de Saúde.

Do total de contratações, sete foram para o Samu e duas para o Centro de Saúde Itajaí. Estes dois serviços estão entre os prioritários para ampliação das equipes (confira quadro abaixo). O Samu recebeu novas ambulâncias e precisa de profissionais para completar e ampliar o quadro e o CS Itajaí foi inaugurado recentemente e também carece de mais equipes.

Conforme o último levantamento da Secretaria de Saúde, em maio, a rede municipal contava com 1.634 auxiliares de enfermagem, sendo 490 no Hospital Mário Gatti. O salário inicial para quem atua em regime de 36 horas semanais é de R$ 755,92, mais gratificação de R$ 85,12 e vale alimentação de R$ 235.

Segundo a enfermeira sanitarista e apoiadora institucional do Distrito de Saúde Norte, Adriane Pianowski, o auxiliar de enfermagem é muito importante para a equipe de saúde e aproxima a população e os serviços da rede. "Ele ocupa diferentes espaços e exerce um papel fundamental nos serviços de saúde e, principalmente, tem grande capacidade de estabelecer vínculos com os usuários", afirma Adriane.

O auxiliar de enfermagem é um profissional multidisciplinar e está habilitado para realizar procedimentos de enfermagem como aplicação de vacina, coleta para exames, curativos inalação e aferição de pressão, entre outras. Também trabalha no acolhimento e, como parte das equipes do Paidéia, realiza visitas domiciliares e apoia programas de assistência, imunização, vigilância epidemiológica e sanitária.

Também pode fazer a desinfecção, esterilização e acondicionamento de materiais de uso das unidades de saúde e centros cirúrgicos, faz parte da coordenação de grupos educativos e trabalha em diversos serviços de saúde sempre sob a supervisão do enfermeiro.

No total, desde o início deste ano, a Secretaria de Recursos Humanos convocou 147 auxiliares de enfermagem para a rede municipal de Saúde. Nem todas as vagas foram preenchidas.

Onde as auxiliares vão trabalhar:

Distrito de Saúde Norte: 08

Distrito de Saúde Sul: 14