Visa Norte visita 400 residências na 5a etapa da Operação Inverno

07/07/2004

A Operação Inverno de combate ao mosquito transmissor da dengue – o Aedes aegypti -, aconteceu, nesta quarta-feira, 7 de julho, no Parque Real, área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Barão Geraldo. Durante a ação, os agentes comunitários de saúde, orientados pela Vigilância em Saúde Norte (Visa/Norte), percorreram 400 residências no bairro para recolher recipientes e materiais que possam acumular água e que, portanto, servem como criadouro para o mosquito da dengue. Na oportunidade, a população é orientada a adotar cuidados diários para prevenir a doença.

Os trabalhos no Parque Real fazem parte da quinta etapa da Operação Inverno que, de acordo com a Visa/Norte, tem como meta eliminar os criadouros do Aedes aegypti no inverno e, assim, diminuir a ocorrência de surtos de dengue no verão, época adequada para os ovos do mosquito eclodirem devido às temperaturas altas e às chuvas.

Segundo Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte, o balanço das quatro primeiras etapas é positivo. "Conseguimos retirar uma grande quantidade de criadouros nos bairros. Porém, observamos uma grande pendência – residências que estavam vazias, por motivos como ida ao supermercado, trabalho, ou moradores que se recusaram a receber a equipe. Para reduzir estas pendências, as equipes dos centros de saúde vão voltar aos locais para fazer ações no período da tarde", diz Roberto. Segundo o supervisor, conforme os resultados deste trabalho, novas ações podem ser adotadas. "Inclusive fazer a visita para a retirada dos criadouros no sábado", informa.

O balanço da Visa/Norte indica que, nas quatro etapas iniciais, ocorridas na Vila Francisca (CS Anchieta), Parque Cidade (CS São Marcos), Vila Proost de Sousa (CS Aurélia) e Alto da Cidade Universitária (CS Barão Geraldo), foram retirados 2,75 mil quilos de material que serviriam como criadouro para o Aedes Aegypti, e removidos 130 pneus.

Na próxima quarta-feira, 14 de julho, a Operação Inverno acontece numa parte do Jardim São Marcos que está na área de abrangência do CS Santa Mônica. Nos demais bairros da região, as equipes vão desenvolver, por meio dos agentes de saúde, trabalhos de conscientização da comunidade sobre a importância do combate diário ao Aedes aegypti.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde mais perto de sua casa. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias